Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão jurídica • 29 de outubro de 2018

Planejamento tático para atingir as metas do seu escritório

Planejamento tático

Navegue por tópicos

A segunda etapa de um planejamento do escritório de advocacia é o planejamento tático, que é implementado após o estratégico e antes do operacional. É o nível intermediário. Conforme dissemos em outra oportunidade, os gestores devem organizar seu negócio em torno de objetivos comuns e traçar as melhores estratégias para atingi-los. Somente assim é possível sobreviver a um mercado tão competitivo.

Neste post, esmiuçamos o planejamento tático e as melhores práticas para adotá-lo em seu escritório de advocacia.

Planejamento tático

O planejamento tático é o desmembramento do planejamento estratégico. É nesta etapa que se criam metas e condições para realizar as ações determinadas no nível anterior. Por este motivo, é mais específico e limitado, envolvendo um nível departamental, ou seja, os chefes ou gerentes das equipes.

Se pensarmos em uma pirâmide de planejamento, o estratégico está no topo, envolvendo principalmente os sócios do escritório (planos de longo prazo). O tático está na posição intermediária, envolvendo os gerentes (planos de 1 a 3 anos) e o operacional se situa na base, envolvendo supervisores (planos de curto prazo).

Para realizar o planejamento tático, é preciso colocar em prática as ações de médio prazo para cada departamento ou setor do escritório de advocacia, como marketing, pessoal ou financeiro. Para tanto, a metodologia 5W2H é uma ótima opção.

Metodologia 5W2H para aplicar o planejamento tático

O resultado de um bom planejamento tático é ter objetivos táticos para cada departamento do escritório de advocacia. Eles devem ser criados para garantir as metas traçadas no planejamento estratégico. Bons exemplos de objetivo tático é garantir que as reuniões com clientes sejam marcadas para, no máximo, 3 dias; ou garantir que todos os advogados possuam pós-graduação.

Para implementar esse planejamento, há uma metodologia muito simples e utilizada: o 5W2H. Seu foco é controlar e mensurar as ações. Seu nome é baseado nos itens de verificação, que são:

  • What: o que será feito;
  • Why: por que será feito;
  • Where: onde será feito;
  • Who: por quem será feito;
  • How: como será feito;
  • How much: quanto custará.

Os gestores, para implementarem o planejamento tático, devem adotar algumas práticas simples, que podem ser realizadas com base na metodologia 5W2H. Entretanto, qualquer que seja a ferramenta, é preciso pensar sempre em em 4 etapas: averiguar, solucionar, refletir e agir.

Ou seja, definir quais são os problemas em cada setor, avaliar os efeitos que eles têm no escritório, esboçar alternativas viáveis para a solução dos problemas descobertos, refletir sobre as consequências e os riscos de cada opção, para, só então, escolher a alternativa que solucionará o problema.

Benefícios da metodologia 5W2H

A metodologia 5W2H não traz somente organização para o planejamento tático. Seu maior benefício é clarificar as responsabilidades de cada envolvido nas ações, bem como entender o modo de execução delas. São respostas pertinentes que contribuem para o bom êxito do planejamento.

Essa ferramenta é, por isso, eficaz na redução de custos e na economia de tempo, já que aumenta a produtividade dos atores. No mesmo sentido, proporciona um trabalho de equipe mais eficiente, devido à sinergia que a equipe desenvolve, considerando que todos se envolvem de maneira efetiva com as ações.

Com uma mera planilha é possível aplicá-lo, inserindo as respostas para cada item. No escritório de advocacia, o software jurídico é uma ferramenta auxiliar fundamental para a divisão de tarefas e para toda a gestão da advocacia.

O planejamento tático deve ser constantemente verificado para saber se está evoluindo como deve. Por meio de ferramentas, como a metodologia 5W2H, é mais fácil e mais seguro saber se as metas estão sendo cumpridas. Relatórios, planilhas e feedbacks podem ser obtidos a partir de um software jurídico que monitora a produtividade e a eficiência do escritório de advocacia.

E não se esqueça de que o envolvimento de todos os profissionais é muito importante, apesar de o planejamento tático ser conduzido pelos gerentes dos setores. Quanto mais comprometimento, mais chance de dar certo.

Quer saber mais sobre como otimizar a gestão do seu escritório? Leia no blog!

Confira também

Anterior

Gestão jurídica

Planejamento estratégico na advocacia

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo e ouça o artigo! O planejamento estratégico na advocacia é o primeiro […]

Próximo

Planejamento tático

Gestão

Como aplicar o planejamento operacional no seu escritório de advocacia

Escolha entre ler o artigo ou escutar com o player abaixo: A última etapa do planejamento do escritório de advocacia […]