4 ações de planejamento financeiro para 2022

Publicado em:

Na Gestão Legal, o setor financeiro do escritório de advocacia é um dos pilares da operação, isso significa gerir o negócio como uma verdadeira empresa, e uma das ações primordiais é realizar um bom planejamento.

O planejamento deve envolver o acompanhamento das entradas e saídas diárias, mas também a projeção e as metas financeiras para o crescimento. Considerando um mercado de alta competitividade, como o da advocacia, entre muitos aspectos, utilizar uma ferramenta de gestão jurídica é imprescindível para se destacar.

Neste artigo vamos te apresentar 4 ações que devem ser adotadas ao se planejar financeiramente para 2022.

Analise sua situação financeira atual para definir metas.

O planejamento financeiro depende de um diagnóstico da situação atual. Para fazer isso, o gestor precisa reunir os demonstrativos financeiros, como o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), o balanço patrimonial e o relatório do fluxo de caixa. Se você possui software jurídico robusto, poderá emitir relatórios que dão um panorama da situação.

Com os dados em mãos, veja os recursos disponíveis para alocar no planejamento financeiro de 2022. A partir daí, será possível traçar os objetivos em curto, médio e longo prazo. Expansão do negócio, maior lucratividade com os contratos atuais, redução de custos e aumento de honorários são algumas opções.

Após traçar os objetivos, defina um prazo de atingimento das metas, que devem ser mensuráveis e realistas. Quando tudo isso estiver definido, você deverá traçar as ações necessárias para atingir tais objetivos.

Trabalhe para aumentar a rentabilidade do escritório.

Ter maior rentabilidade pode ser seu objetivo em 2022. Com o diagnóstico feito, será possível analisar se o seu escritório está rentável. Com esta organização financeira, o gestor deverá analisar alguns dados específicos como: gastos fixos, remuneração por hora, valor agregado de determinado serviço e seu impacto na rentabilidade do negócio.

Com essas informações, você terá a média do custo e do valor da hora trabalhada, sendo o ponto de partida da precificação. Outro dado que influencia na precificação é a análise de concorrência e de mercado.

Como você já sabe o que influencia na rentabilidade, o próximo passo é entender como aumentá-la. Abaixo destacamos algumas dicas:

  • Diminua a inadimplência com um processo de cobrança, dessa forma é preciso estabelecer um contrato entre as partes, com informações detalhadas. Caso não houver pagamento do tempo acordado, desenvolva seu circuito de cobrança;
  • Domine seu fluxo de caixa: ter controle sobre as entradas e saídas de determinado período, permite ao gestor domínio dessas movimentações. Assim, a identificação de eventuais faltas ou sobras podem ser corrigidas com mais agilidade;
  • Faça uma precificação adequada: realize pesquisa de mercado, entenda a concorrência, considere os tributos, custos diretos e indiretos, retorno desejado e a capacidade atual do escritório em atender a clientes.

Capacite seus profissionais com técnicas de vendas.

Um bom planejamento financeiro para 2022 deve movimentar positivamente os números do escritório, mesmo que seja um pequeno crescimento, é importante que seja sustentável. Seguindo a ideia da rentabilidade, uma boa estratégia para incluir em seu planejamento é capacitar os profissionais com técnicas de vendas.

Ninguém melhor que um bom advogado, para agregar autoridade na venda de um serviço jurídico, seja para clientes atuais ou para potenciais. Uma boa técnica é a SPIN Selling, que traz orientações sobre as perguntas corretas em um processo de venda. Ela é baseada em 4 palavras:

  • Situação: início da conversa para gerar empatia, coletar fatos, entender o contexto e a situação;
  • Problema: momento de coletar todas as informações trazidas pelo interlocutor, focando na dor dele;
  • Implicação: ajuda o potencial cliente a identificar as consequências e os impactos negativos daquele problema, caso ele não atue;
  • Necessidade: momento de mostrar o valor do serviço, e provar com argumentos e fatos o real impacto que o potencial cliente receberá.

Use a tecnologia para inovar seu planejamento financeiro.

Não é mais possível executar um bom planejamento financeiro sem o uso de tecnologia. Ela é fundamental na análise da situação atual, e facilita o acesso a diversos dados históricos relevantes, além de atuar no controle do fluxo de caixa e em ações presentes. Na gestão financeira, é preciso lidar com um alto volume de informação, ao mesmo tempo em que é preciso ter visibilidade desses dados. Utilizando software jurídico com financeiro integrado, por exemplo, o gestor consegue realizar ações assertivas, e que foram traçadas no planejamento. Em outras palavras, consegue ter uma visão correta das informações financeiras para tomar boas decisões. Você sabe como esse procedimento é moroso quando se depende de planilhas.

O planejamento financeiro para 2022 guiará todas as ações de um escritório de advocacia, integrando um dos pilares da Gestão Legal que é a gestão das finanças de forma profissional. Tamanha importância merece mais de sua atenção, correto? Veja outras dicas de planejamento financeiro para escritório de advocacia!

Compartilhe este conteúdo!