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Estratégia • 3 de julho de 2019

Seja uma autoridade na advocacia

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Por Preâmbulo Tech

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Por Preâmbulo Tech


Você já percebeu que determinados advogados são sempre requisitados para explicar sobre temas de sua área de atuação? Essa situação exemplifica o que se chama de autoridade na advocacia. Esses profissionais transmitem confiança às pessoas, de modo que suas opiniões e explicações sobre certo assunto importam. Não à toa, eles são sempre lembrados e escolhidos. Quer saber como construir essa autoridade? Confira!

O que é ter autoridade na advocacia?

Ter autoridade na advocacia é conquistar credibilidade suficiente para que você seja referência em sua área de atuação. Ela é resultado de um trabalho de construção de confiança perante o mercado jurídico e clientes. De forma prática, quer dizer que o que você pensa sobre um tema que você domina é relevante o suficiente para prender a atenção das pessoas. Isso porque elas confiam em sua palavra e aceitam com mais facilidade suas indicações e recomendações.

Construir autoridade na advocacia é, assim, um passo importante para convencer pessoas e converter mais clientes. No caso do gestor de um escritório de advocacia ou departamento jurídico, é uma boa característica de liderança.

Como construir autoridade na advocacia?

A construção da autoridade na advocacia pode se dar de forma presencial, com o atendimento ao cliente e a presença em eventos jurídicos, ou de forma virtual, com presença marcante na internet.

Em qualquer caso, é preciso ter especial atenção ao conteúdo, que deve ter qualidade e ser relevante para o público-alvo.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma das atividades mais importantes para qualquer negócio. Afinal, o sucesso depende diretamente de sua satisfação. Mas qual é seu papel na construção da autoridade na advocacia? Fundamental.

O contato do cliente com o advogado é a oportunidade de criação do elo de confiança entre eles. Gerar confiança é um passo crucial para se ter autoridade. E isso não depende somente de conhecimento técnico. Ele é necessário, mas considerando os termos jurídicos e a fragilidade das pessoas ao buscar auxílio jurídico, a comunicação e o acolhimento fazem mais diferença.

Por isso, se você quer aproveitar o atendimento ao cliente para construir sua autoridade na advocacia, tenha em mente a simplicidade na hora de se comunicar, sempre utilizando uma linguagem mais próxima ao destinatário. Se a comunicação é boa, ele consegue compreender todas as especificidades do caso. E o advogado que mostra firmeza no que fala consegue gerar mais confiança.

Internet

Nenhuma ferramenta é tão eficiente para disseminar informação quanto à internet. Ela é um meio de construção da autoridade na advocacia porque possibilita um alcance inimaginável. É mais fácil ter credibilidade e influência quando o conteúdo chega ao público-alvo. Atualmente, todo o mundo (literalmente) está na internet.

Existem algumas formas e práticas eficazes que o interessado pode adotar na internet para ter autoridade na advocacia. Todas elas dizem respeito a tornar a sua imagem e a marca do escritório conhecido no mercado, fazendo com que o público perceba sua experiência e conhecimento sobre o assunto do seu negócio.

Quer saber como influenciar ativamente a sua audiência? Veja a seguir algumas dicas de ouro!

Marque presença na internet

De forma bastante direta, para construir autoridade na advocacia é preciso ser visto. A internet é o maior palco do mundo, e você deve ocupá-la extensivamente. As pessoas tendem a confiar mais em profissionais que podem ser encontrados em diversos ambientes. Mas lembre-se de avaliar as mídias sociais que fazem mais sentido com sua atuação.

Ter um perfil no LinkedIn, por exemplo, é necessário. LinkedIn é uma rede social voltada para conexões profissionais. Ela também serve como um currículo online. Com um perfil completo, o advogado consegue abordar suas experiências mais relevantes que valorizam sua trajetória. É possível inserir links de portfólios, projetos especiais e entrevistas. Para que essa rede seja eficiente, controle bem quem estará em seu círculo de contatos. Pense somente em perfis interessantes que contribuam para sua atuação e para seu escritório.

Na prática, o LinkedIn serve para encontrar outros profissionais (com o fim de contratá-los), construir autoridade na advocacia e fomentar negócios, pois permite a conexão com outros profissionais gabaritados, com clientes especiais e parceiros estratégicos. Nele, também é possível postar conteúdos relevantes, do qual falaremos adiante.

Ter um site com um blog é fundamental. É uma grande ferramenta para o marketing de conteúdo, que é aquele utilizado para atrair clientes de forma espontânea para o negócio. Com um texto publicado no blog, otimizado com as técnicas de SEO e de conteúdo relevante, é possível conseguir um bom ranqueamento nos sites de busca, ampliando as chances de ser visto pelo público-alvo.

Além do site, Facebook, Twitter e Instagram são bons veículos para se comunicar com o mercado e construir autoridade na advocacia.

Produza conteúdo relevante

Um potencial cliente que precisa dos serviços de um advogado tem alguns meios para avaliá-lo antes de contratá-lo. Além de indicações e feedbacks de outras pessoas, ele procura por algo que indique bom conhecimento técnico sobre sua questão. Por isso, elaborar conteúdos relevantes para o público-alvo é uma forma de atraí-lo e de mostrar que você tem conhecimento sobre o assunto. Ou seja, ajuda a construir autoridade na advocacia.

Dentre as boas práticas para adotar quanto ao conteúdo relevante, podemos citar:

  • Publique com frequência os conteúdos: utilize seu blog para publicar entre 2 a 3 textos por semana e as redes sociais para alternar textos e outros tipos de comunicação;
  • Interaja com o conteúdo de potenciais clientes e de pessoas que você deseja influenciar para que os algoritmos das redes sociais entendam que vocês são próximos;
  • Escreva sobre temas relacionados direta ou indiretamente à sua atividade, tentando tirar as dúvidas comuns do público-alvo, sempre com técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
  • Divulgue fotos de eventos jurídicos dos quais participou, para que a audiência o enxergue com outras pessoas “influentes” da sua área de atuação;
  • Publique outros artigos da sua área, relevantes para seu público, para que ele o perceba como um profissional atualizado.

Compartilhe feedbacks de clientes

A autoridade na advocacia também é construída a partir do compartilhamento do feedback dos clientes. Na hora de contratar um profissional, o interessado quer saber quais os resultados pode esperar da prestação dos serviços. Quando elas possuem boas experiências, acabam comentando sobre ela e indicando o profissional.

Tudo que um potencial cliente deseja é ter um feedback positivo sobre o serviço jurídico que procura. Isso faz com que o advogado ocupe um lugar de destaque na mente das pessoas. Explore isso no seu site e nas redes sociais.

Eventos jurídicos

Marcar presença em eventos jurídicos, como congressos, seminários, palestras e confraternizações possui importante função na hora de construir autoridade na advocacia. Nestas ocasiões, há contato direto com os profissionais do ramo, criando excelente oportunidade de networking. E por meio dele nasce a oportunidade de demonstrar seu trabalho a colegas de profissão.

Mais do que o relacionamento com outros profissionais, é uma forma também de demonstrar a potenciais clientes que você é um advogado ou gestor preocupado em se manter atualizado sobre sua área de atuação. De forma até inconsciente, basta uma fotografia exposta em eventos com renomados operadores do Direito para que você seja visto com mais cuidado.

Imagine então se você for o palestrante? Melhor ainda. É, sem dúvidas, uma das formas mais eficientes de se construir autoridade na advocacia.

Construir autoridade na advocacia depende de um bom trabalho da marca pessoal, por meio de um marketing jurídico eficiente. Isso pode ser feito no atendimento ao cliente, na presença na internet e em eventos jurídicos.

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