Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão jurídica • 13 de dezembro de 2023

Escritório de advocacia sob controle

[read_meter]

Por Preâmbulo Tech

escritório sob controle

Navegue por tópicos

Por Preâmbulo Tech

Ter um escritório sob controle é a maior tarefa de um gestor, pois dela derivam todas as outras. Para tanto, é preciso considerar alguns critérios, como o tipo de liderança desejável, a atribuição adequada de tarefas, a compreensão da equipe sobre suas responsabilidades, e a automação da gestão jurídica.

Com tantas tarefas, alguns pontos essenciais para o sucesso do escritório de advocacia ficam negligenciados, como o relacionamento com o cliente. Muitos gestores acreditam ser impossível ter uma boa gestão e investir nessa relação. Mas saiba que é, sim, possível. E adiante demonstramos como fazer isso.

Melhore a gestão do escritório de advocacia

Uma boa gestão é a melhor forma de ter o escritório sob controle e dar atenção aos clientes. Mas essa não é uma atribuição fácil para o gestor. Ele deve entender todos os processos internos, o fluxo de tarefas e atividades de todos os profissionais, prezar pela comunicação entre as equipes e muito mais.

Para facilitar essa gestão, é importante que ele tenha clareza de tudo que pode ser delegado e o que deve permanecer consigo. Melhorar a gestão e manter o escritório sob controle envolve lideranças, responsabilidades, gestão de tarefas e automação.

Identifique as lideranças

Em escritórios de advocacia de médio e grande porte, existem inúmeros profissionais. A organização das equipes é fundamental para otimizar a gestão. E isso depende muito das lideranças. O líder é aquela pessoa capaz de engajar e unir os profissionais em torno de um objetivo comum. Assim, o trabalho fica alinhado às metas e ao propósito do escritório.

Por isso, se o gestor quer manter o escritório sob controle, é preciso identificar as lideranças e se alinhar com elas. Certamente, a produtividade aumenta e sobrará mais tempo para outras tarefas essenciais, como o relacionamento com o cliente.

Defina responsáveis para as tarefas

Para ter o escritório sob controle, o gestor deve se reunir com as lideranças para discutir sobre a delegação de tarefas e, consequentemente, a definição dos responsáveis por elas. Cada profissional desempenha determinadas atividades e, se tudo correr bem, apresenta os resultados desejados.

Há tarefas rotineiras e eventuais, e isso também deve ficar claro. A chance de essa dinâmica funcionar é grande se houver organização e controle por parte do gestor e dos líderes. Se cada um sabe sua responsabilidade, é possível chegar no ponto que o escritório “caminha sozinho”. Isso só acontece se todos estiverem alinhados com propósitos comuns.

Alinhe as equipes

Com o auxílio dos líderes, o gestor do escritório de advocacia não precisará dedicar todo o seu tempo disponível para alinhar as equipes. Esse alinhamento em torno da situação de cada atividade é fundamental para o sucesso do negócio.

Cada profissional deve entender, com precisão, o prazo de cada tarefa e evento. Assim, é possível estabelecer prioridades de ação. Os advogados e demais trabalhadores também devem compreender os critérios para definir o que priorizar. Urgência é um deles.

Alinhar as equipes é manter a comunicação coerente, evitando margem para dúvidas.

Invista em um software jurídico

Atualmente, é inviável manter um escritório sob controle sem automação. As soluções tecnológicas potencializam a gestão e tornam o trabalho mais produtivo, promovendo ótimos resultados para o negócio. E a ferramenta mais utilizada e eficiente é o software jurídico, desenvolvido exclusivamente para a rotina da advocacia.

Ele otimiza a gestão em todos os pontos citados até o momento. A delegação e o controle das atividades demanda menos esforço e se torna mais eficaz. As equipes trabalham com mais facilidade, e gestor tem mais controle sobre os status das tarefas.

A ferramenta ainda possui alertas de prazos, registro de eventos e compromissos, agenda e outras funcionalidades que garantem o bom trabalho e a organização da rotina. Ou seja, um sistema completo que reúne funções essenciais para manter o escritório sob controle. Além disso, por ser voltado ao universo jurídico, um bom software tem funcionalidades de gestão de casos e processos, controle financeiro e atendimento ao cliente.

Um escritório sob controle é sinônimo de tempo para o cliente. Não é preciso escolher entre um e outro.

Separe um tempo para o relacionamento com o cliente

Com a rotina organizada e o escritório sob controle, é possível realizar todas as tarefas relacionadas à prestação de serviços jurídicos e ao atendimento ao cliente. Não é preciso priorizar um ou outro. Afinal, se o cliente não é prioridade em um negócio, não há perspectiva de sucesso.

O gestor que se coloca no lugar do cliente consegue compreender a importância de manter uma boa relação. Cada pessoa que procura o escritório possui angústias a serem resolvidas. Empatia, atenção e cuidado é o mínimo que um advogado deve ter na hora de atendê-lo.

Mas isso não se restringe à primeira reunião. Para conquistar e fidelizar o cliente, é necessário investir nesse vínculo. É o chamado follow up, que mantém a excelência no atendimento.

O cliente deseja ter informações sobre seus processos para saber o status da demanda. Quer se reunir com seu advogado para tratar sobre outra possível causa. É preciso ter tempo para tudo isso. A qualidade no atendimento é um grande diferencial competitivo. A atenção ao cliente é estratégia.

Não é possível negligenciar essa relação devido à falta de tempo. Ao contrário, é preciso estruturar todas as atividades para manter o escritório sob controle e ter tempo para atender bem ao cliente.

O software jurídico também é uma ferramenta que auxilia em todas as etapas, desde a prospecção até a fidelização. Ele contribui para manter a relação entre advogado e cliente sempre ativa, já que os dados pessoais e processuais estão centralizados em um só lugar. A ferramenta pode, por exemplo, dar acesso restrito aos clientes sobre as atualizações a respeito de seus processos. No mesmo sentido, pode ser configurada para enviar automaticamente um e-mail sempre que houver algum andamento.

Ter o escritório sob controle e dar atenção aos clientes é algo complementar. Um escritório de advocacia de sucesso depende necessariamente dessa relação. Por isso, o gestor deve otimizar a gestão jurídica para que tenha tempo suficiente para tratar de seus clientes.

Confira também

Anterior

Gestão jurídica

Cobrança extrajudicial: estratégias para recuperação de crédito 

Recuperar os valores devidos de clientes inadimplentes sem recorrer ao sistema judicial. Entenda como

Próximo

escritório sob controle

Tecnologia no direito

Por que ser um escritório de advocacia digital?

A advocacia digital está transformando a atuação dos advogados e cada vez mais se faz necessário adaptar-se às tecnologias no mundo jurídico.