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Por Preâmbulo Tech
Você trabalha com profissionais que vão além das habilidades técnicas, sabem se relacionar e lidam com maturidade diante das frustrações próprias da advocacia? Se sim, é um bom sinal em relação às soft skills.
Nos dias atuais, em que a pressão por resultados é alta, e a tecnologia se tornou uma aliada que modificou as formas de trabalho, a inteligência emocional se tornou um requisito ainda mais importante.
O advogado do futuro precisa saber valorizar as soft skills, impulsionando seus pontos fortes e corrigindo seus pontos fracos.
O gestor, por outro lado, precisa ter em mente que os testes comportamentais serão importantes para capacitar líderes e criar um bom ambiente de trabalho. Ter relações mais transparentes será fundamental, e para isso é preciso desenvolver competências comportamentais.
Para entender melhor esse novo cenário, vamos conhecer melhor o que são soft skills e quais são as habilidades do advogado do futuro?
O que são soft skills?
Soft skills são um conjunto de habilidades pessoais, sociais e de comunicação, e traços de personalidade que facilitam a convivência e o trabalho harmonioso com outras pessoas.
Elas podem ser ensinadas, mas não são tão simples quanto as habilidades técnicas (hard skills), que podem ser claramente definidas, medidas e ensinadas para o sucesso em um trabalho.
Quer um exemplo simples? Um advogado pode aprender programação e desempenhar um melhor trabalho no uso de determinadas tecnologias. Mas quando se trata de soft skills, como empatia, a questão é mais complicada.
No entanto, isso não significa que não vale a pena investir nessas habilidades e praticá-las. Profissionais com ótimas hard skills conseguem bons empregos, mas aqueles com soft skills conseguem progredir na carreira.
Vamos ver, então, a importância dessas habilidades sociais, pessoais e de comunicação?
Qual a importância das soft skills?
Se você é um gestor jurídico preocupado com o bem-estar no trabalho e com equipes estratégicas, precisa entender a importância das soft skills.
Há vantagens estratégicas em ter profissionais que desenvolvem essas habilidades, pois, em geral, eles conseguem entregar os resultados esperados. Afinal, o trabalho em equipe e a comunicação são aspectos das soft skills.
Confira a seguir como essas habilidades contribuem para um negócio:
- Profissionais com boas habilidades de comunicação e trabalho em equipe conseguem ter uma rotina mais produtiva e harmoniosa;
- A proatividade e a autonomia das equipes tornam os processos mais dinâmicos, o que contribui diretamente para resultados mais rápidos e eficientes;
- As soft skills são habilidades transferíveis, o que significa que as pessoas da equipe aprendem entre si tais habilidades a partir do convívio no dia a dia;
- Profissionais proativos conseguem encontrar soluções para problemas diversos por conta própria, e o gestor recebe somente as questões que estão fora do alcance deles.
Conhecendo melhor essas habilidades e seus impactos no negócio, é hora de saber quais são as soft skills do advogado do futuro!
7 soft skills do advogado do futuro
Quais são as habilidades pessoais, sociais e de comunicação desejáveis para o advogado do futuro?
1) Inteligência Emocional
A inteligência emocional é muitas vezes referida como a capacidade de reconhecer e gerenciar suas emoções e as emoções dos outros. É feito de cinco elementos principais:
- Empatia;
- Motivação;
- Autorregulação;
- Autoconsciência;
- Habilidade social.
E no contexto do local de trabalho? Como se comporta essa soft skill do advogado do futuro? A inteligência emocional se resume a algumas habilidades-chave:
- Você é capaz de ter empatia com os outros?
- Você pode dar e receber feedback eficaz e construtivo?
- Você consegue construir relacionamentos positivos com outras pessoas?
- Você é capaz de reconhecer e controlar suas emoções e reações no local de trabalho?
Pode não soar como a habilidade mais importante para o crescimento e o sucesso no trabalho, mas em muitos casos, é.
O estudo internacional “Hiring for attitude” aponta as falhas de contratação de novos funcionários. Na análise de novos funcionários que não atenderam às expectativas durante os primeiros 18 meses de trabalho, 23% falharam devido à baixa inteligência emocional.
Percebe como é importante? Além da inteligência emocional, outra soft skill do advogado do futuro é a adaptabilidade.
2) Adaptabilidade
Não importa qual seja o seu papel no escritório. Seja gestor, sócio ou advogado, a capacidade de se adaptar às mudanças e de ter uma atitude positiva sobre ela são essenciais para construir uma carreira de sucesso.
É muito difícil trabalhar com profissionais que reclamam o tempo todo. No Direito, por exemplo, estamos diante da transformação digital, que trouxe muitas inovações para escritórios e departamentos jurídicos.
E é importante não apenas aceitar a mudança e a inovação como um fato do mundo dos negócios, mas como uma oportunidade de experimentar novas estratégias para prosperar em ambientes de mudança. Isso tem a ver, inclusive, com outra soft skill que abordaremos na sequência: o mindset de crescimento.
Portanto, se você não se sentir confortável com mudanças frequentes, seja em sua equipe ou em sua empresa, anote seus sentimentos e reações ao invés de expressá-los imediatamente.
Ao expor como se sente e por que se sente de uma certa maneira, você será capaz de distinguir preocupações legítimas de reclamações que sequer precisam ser discutidas com sua equipe.
3) Mentalidade de crescimento
Em qualquer trabalho, não só na advocacia, você encontrará desafios, decepções e outras situações que podem frustrar você. Uma soft skill fundamental para sua capacidade de perseverar é ter uma mentalidade de crescimento.
Essa mentalidade nada mais é do que olhar suas habilidades, talentos e inteligência como habilidades que podem crescer e ser aprimoradas.
Alguém com uma mentalidade de crescimento pode, por exemplo, olhar para um erro ao atingir uma meta trimestral como uma oportunidade de identificar seus pontos fortes e fracos para enfrentar a meta do próximo trimestre.
Uma pessoa com uma mentalidade fixa, no entanto, poderia dizer a si mesma algo desabonador e deixar que essa perspectiva negativa impacte o sucesso de seu próximo trimestre também. Ou seja, não há crença na capacidade de melhoria
4) Atitude colaborativa (“o jogador de equipe”)
A habilidade de colaborar bem com os outros é uma das soft skills do advogado do futuro muito interessante. Sem saber, você a desenvolve desde a época de escola infantil, seja na hora de brigar por um brinquedo ou descobrir as regras de um jogo. Tudo isso estava te preparando para uma vida de colaboração no local de trabalho.
Se você é um gestor ou um advogado de uma equipe, trabalhará com outras pessoas diariamente. Reuniões de Legal Operations, reuniões com clientes, projetos multifuncionais da empresa, dentre outras situações são apenas alguns exemplos.
Ter uma atitude positiva no trabalho com os outros é essencial para a harmonia da equipe, o que significa que você precisa ser capaz de realizar um encontro eficaz e inclusivo, estar aberto a novas ideias e trabalhar respeitosamente com todos.
5) Abertura ao feedback
A abertura ao feedback faz parte da inteligência emocional. No entanto, especialmente quando se trata do local de trabalho, estar aberto e capaz de receber feedback de desenvolvimento é fundamental para o sucesso.
Pense nisso: um feedback construtivo ajuda você a fazer o melhor trabalho possível. Porém, caso você o leve para o lado pessoal ou reaja defensivamente, você não será capaz de ouvir a crítica e adaptá-la à sua estratégia atual.
A chave para dar e receber feedback é entrar na conversa “de coração aberto”: você não está dando ou recebendo o feedback construtivo porque você não gosta de determinado profissional ou porque ele te despreza pessoalmente.
A ideia é o desejo de melhoria para ajudar alguém ou ser ajudado a atingir mais eficazmente seus objetivos.
Se você ainda não se sentir confortável com o feedback, tente fazer dele uma parte da sua lista diária de tarefas. Peça feedback de mais pessoas com quem você trabalha para obter ajuda imediata para aprimorar seu conjunto de habilidades, além de dar mais feedback para aqueles que estão sob sua gestão.
Com o tempo, será mais fácil.
6) Escuta ativa
Você consegue dizer a diferença entre alguém que está ouvindo o que você está dizendo e alguém que está ativamente ouvindo o que você está dizendo? Basta observar a postura do seu ouvinte.
Se ele está digitando ou mexendo no computador enquanto você está apresentando algo em uma reunião, é provável que ele não esteja realmente ouvindo o que você está dizendo.
Enquanto gestor ou advogado, você não pode ser essa pessoa. A escuta ativa é uma das soft skills valorizadas, porque os ouvintes ativos são mais respeitosos e produtivos.
Eles prestam muita atenção aos apresentadores, fazem perguntas ou dão respostas esclarecedoras. Além disso, em discussões futuras, trazem falas de conversas passadas. Ou seja, eles não precisam de repetição, porque eles, de fato, ouviram pela primeira vez.
Caso você acredite que pode melhorar suas habilidades de escuta ativa, desafie-se a não olhar para seus vários dispositivos durante as reuniões. É possível, inclusive, tomar notas manualmente, pois isso comprovadamente ajuda na retenção de memória.
7) Ética no trabalho
Finalizando nossas 7 soft skills do advogado do futuro, aparece a ética no trabalho. É algo intrínseco ao juramento do advogado, pois temos inclusive um Código de Ética da profissão. Mas, infelizmente, não são todos os profissionais que trabalham dessa maneira.
Não é possível ter sucesso em um cargo sem estar disposto a colocar seu tempo e seu esforço para atingir os objetivos pessoais e da empresa. Líderes corporativos estão procurando por pessoas que se empenham no trabalho de forma proativa e ética, acima de tudo.
Soft skills e advogado 5.0
Você percebeu que as soft skills do advogado do futuro têm algo em comum? Todas elas falam sobre uma atitude positiva diante das situações e a preocupação com as pessoas.
Sob essa ótica, o resultado positivo em qualquer situação desafiadora vai ajudá-lo a lidar com o dia-a-dia do seu trabalho e fazer com que outras pessoas queiram trabalhar com você.
Considerando isso, é inevitável pensar que essas habilidades pessoais, sociais e de comunicação serão fundamentais para o advogado 5.0.
O advogado 4.0 é aquele que passou pela introdução de tecnologias na rotina de escritórios e departamentos jurídicos e começou a utilizar soluções para otimizar o seu trabalho. Dentre as ferramentas, destacam-se os softwares jurídicos, as plataformas de assinatura eletrônica e de gestão eletrônica de documentos.
Já o advogado 5.0. já está integrado com a tecnologia e utiliza essa integração para proporcionar advogar de forma mais humanizada. O foco é o ser humano, o cliente interno e externo. Esses clientes desejam um atendimento 100% personalizado com as suas necessidades, e o advogado com boas soft skills são capazes de proporcionar isso.
E qual habilidade podemos destacar para praticar uma advocacia 5.0? Todas elas são importantes para um exercício profissional de excelência, mas destacamos três. Confira:
- Escuta ativa: sempre que o advogado estiver em uma reunião, deve praticar uma escuta ativa não só para ser mais produtivo, mas para ser respeitoso com seu interlocutor. Estamos falando de uma advocacia centrada no ser humano. Ou você acredita que um cliente assinará contrato com seu escritório se, na reunião, você ficar mexendo em seu celular?
- Adaptabilidade: o advogado do futuro que deseja trabalhar sob a ótica da advocacia 5.0 precisa mudar seu paradigma mental para focar suas ações no ser humano. Esse é um grande desafio para advogados mais conservadores, porque é preciso mudar o próprio modelo de gestão. Você já pensou, por exemplo, em adotar o Legal Design Thinking em seu escritório para gerar mais valor ao seu cliente?
- Mentalidade de crescimento: como a advocacia 5.0 trabalha com a tecnologia integrada à atuação, os profissionais precisam ter “fome” de aprendizado quanto às novas soluções. Se a jurimetria e a inteligência artificial conseguem apontar a chance de êxito de uma demanda ou as probabilidades de um acordo ser mais vantajoso, o advogado precisa utilizá-las. Ou seja, precisa entender que a ferramenta é uma oportunidade de aprendizado, e não um empecilho.
Conheça as tendências de atuação para profissionais do Direito e perceba como elas também demandarão o aprimoramento das soft skills!