Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão jurídica • 19 de junho de 2023

Como fazer um bom trabalho em equipe no escritório de advocacia?

Como fazer um bom trabalho em equipe no escritório de advocacia?

Navegue por tópicos

Um trabalho de equipe equilibrado gera muitos resultados positivos para um escritório de advocacia. Isso demanda um envolvimento de todos os profissionais, não só advogados. Com foco e comprometimento, é possível usufruir de muitos benefícios desse trabalho coletivo. Separamos algumas dicas sobre o assunto para você implementar no seu escritório. Acompanhe!

Tenha uma figura de liderança

Habilidades e comportamentos de liderança não são ensinados na faculdade ou em casa. Uma pessoa que faz papel de líder já carrega consigo características próprias dessa “função”. E ela é essencial para um bom trabalho de equipe.

Não basta ocupar um cargo de destaque. O líder é um profissional que serve como referência aos demais, que os motiva e que corresponde à confiança nele investida. Em outras palavras, ele está próximo à equipe, sendo acessível para resolver as questões requisitadas.

Quando um escritório de advocacia possui alguém para liderar a equipe, o trabalho flui de forma coesa e responsável.

Invista em colaboração

Trabalhar em equipe é colaborar, “jogar junto”. E isso acontece quando o diálogo entre os profissionais é facilitado, aprimorando o fluxo de trabalho. A colaboração pode ser otimizada com soluções tecnológicas, como videoconferência, aplicativos de mensagens, plataformas de gestão de projetos e softwares jurídicos.

Quando se tem visibilidade sobre a carga de trabalho de cada profissional, é possível rearranjar a demanda para aqueles que estão menos atarefados. Esse também é um ponto de colaboração que aumenta a produtividade da equipe e do escritório.

Defina metas e prioridades

Um profissional deve saber exatamente qual sua função dentro do escritório. A partir disso, o trabalho em equipe tem a base para funcionar. Porém, isso só acontece quando são estabelecidas metas e prioridades, tanto individuais quanto coletivas. É, basicamente, criar um método de trabalho.

Os profissionais se enquadram dentro da estrutura do escritório de formas diferentes, mas o fluxo de trabalho depende de todos. Para atingir uma meta, é preciso que cada um execute suas tarefas no momento correto, conforme as prioridades. Isso demanda planejamento, que também é função do líder.

Acompanhe o trabalho da equipe

Delegar tarefas e funções é uma forma de organizar o trabalho em equipe. Mas não basta apenas atribuir a um profissional determinada ação, é preciso acompanhar sua execução para que não haja prejuízo para o fluxo de trabalho.

Se uma petição depende de fundamentação jurisprudencial, o responsável pela pesquisa nos tribunais deve entregar seu trabalho em tempo hábil ao advogado que a escreverá.  Uma ótima forma de acompanhar o trabalho coletivo é utilizando um software jurídico.

Utilize um software jurídico

A forma mais fácil de ter um bom trabalho em equipe no escritório de advocacia é automatizar toda a gestão jurídica por meio de um software. Ele aumentará a produtividade por meio do controle de rotinas dos profissionais.

Por meio dele, os advogados podem usufruir do acesso remoto, por meio de dispositivos móveis, o que os permitirá trabalhar de qualquer lugar. Considerando reuniões, audiências e outros compromissos fora do escritório, isso é essencial para que eles consigam concluir suas metas.

O software jurídico também auxilia o líder a delegar tarefas e funções conforme a agenda de cada profissional, bem como acompanhar o trabalho da equipe. Essa ferramenta tecnológica, em suma, possui importante papel para que todos atinjam seus objetivos e trabalhem de uma forma mais eficiente.

Para um bom trabalho em equipe no escritório de advocacia, é preciso organizar toda a rotina do negócio e dos profissionais. Isso pode ser feito com o auxílio de um software jurídico completo, como o CPJ-3C.

E não se esqueça de comemorar e valorizar as conquistas da equipe. É a melhor forma de reconhecer o bom trabalho de todos.

Confira também

Anterior

Gestão jurídica

Os critérios ESG na rotina de escritórios de advocacia

O termo ESG (Environmental, Social and Governance) entrou na pauta de grandes empresas ao redor do mundo. A preocupação com […]

Próximo

Como fazer um bom trabalho em equipe no escritório de advocacia?

Gestão jurídica

Elaboração de peças processuais: como fazer com agilidade?

A elaboração de peças processuais é uma das atividades essenciais e corriqueiras na rotina do advogado. Ela requer habilidades técnicas […]