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Inovação • 26 de agosto de 2023

Inteligência artificial aliada à advocacia

inteligência artificial

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Você sabia que 80% dos brasileiros já utilizaram inteligência artificial em algum momento? Poucos sabem, é verdade, que a tecnologia está presente em aplicativos que utilizamos diariamente, como o Waze ou o Instagram.

No mundo jurídico, ela está diretamente relacionada ao crescimento do escritório de advocacia.

Estatísticas sobre o uso de inteligência artificial no mundo jurídico

Nos últimos anos, vimos muitos escritórios ao redor do mundo incorporando tecnologia em suas rotinas. O uso de softwares jurídicos e assinatura eletrônica são bons exemplos disso. No entanto, quando pensamos no uso de inteligência artificial no escritório de advocacia, os dados não são favoráveis.

A Statista, fornecedora líder de dados de mercado e consumidor, apresenta diversas pesquisas neste sentido.

Em uma pesquisa realizada em 2019, os profissionais da empresa buscaram retratar a participação de escritórios de advocacia em todo o mundo que usam ferramentas de machine learning em 2018 e 2019, discriminadas pela estratégia.

Durante a pesquisa de 2019, 54% dos entrevistados relataram não ter nenhuma inteligência artificial ou ferramentas de machine learning.

Outra pesquisa realizada em 2021 entre usuários de serviços jurídicos no Reino Unido revelou que muitos clientes estavam cautelosos em utilizar serviços prestados por meio de inteligência artificial (IA).

Para os usuários, a principal barreira para o uso dessa tecnologia é a preocupação com a segurança dos dados. Outras barreiras apontadas pelos entrevistados incluíram a falta de confiança na IA. Mesmo assim, eles reconheceram que a tecnologia se tornou mais popular em comparação com 2020.

Lacunas quanto à inovação

Enquanto os dados mostram o baixo uso de inteligência artificial na advocacia, não podemos deixar de ressaltar algumas aplicações que melhoram bastante a prestação de serviços jurídicos.

É o caso das ferramentas preditivas de resoluções de conflitos judiciais, das soluções de revisão contratual e redação de documentos jurídicos, dos aplicativos de solução de disputas, dos chatbots e outros.

Diante disso, qual o motivo para tanta resistência por parte dos profissionais do Direito? O estudo “The Innovation Gap Persists” (2020) desenvolvido pelo Thompson Hine, escritório de advocacia dos Estados Unidos, traz um dado interessante. Ele mostra que mais de 90% dos entrevistados disseram “não” ou “não sabem” quando perguntados se seus escritórios de advocacia usam IA.

Se a tecnologia e a inteligência artificial na advocacia podem diminuir as tarefas burocráticas, por que não utilizá-las?

A resposta pode vir em outro estudo. Uma extensa pesquisa desenvolvida pela Altman Weil em 2020, que presta serviços de consultoria gerencial exclusivamente para organizações jurídicas, mostrou que mais de 80% dos escritórios de advocacia temem que a nova tecnologia substitua permanentemente os recursos humanos.

No mesmo estudo, os entrevistados apontaram também o medo de que as novas ferramentas tecnológicas de seus clientes reduzam a necessidade de advogados e assistentes legais.

Mesmo com esses dados desfavoráveis e recentes, há uma crença forte de que a inteligência artificial na advocacia tomará espaço nos próximos anos. Isso porque abraçar a tecnologia jurídica é uma forma de viabilizar o crescimento do negócio.

Advogados que adotam a tecnologia e fazem a transição para a cultura tecnológica jurídica podem colher grandes resultados em algum tempo. No caso da IA, pode garantir maior capacidade de se adaptar melhor ao futuro, focando em um trabalho significativo e de valor para os clientes.

É neste contexto que apontamos a inteligência artificial como aliada do crescimento do seu escritório.

Inteligência artificial aliada ao crescimento do seu escritório

O uso de inteligência artificial na advocacia traz diversos benefícios para os escritórios. E como ela contribui diretamente para o crescimento do negócio? Apontamos a seguir quatro maneiras!

Produtividade da equipe de advogados

Uma reportagem da revista Exame traz dados muito interessantes sobre a maior produtividade dos profissionais com o uso de inteligência artificial na advocacia. Ela traz dois exemplos do uso do software de análise da Libor, veja:

  • O Goldman Sachs Group utilizou algoritmos para acelerar “drasticamente” suas tarefas.
  • O Morgan Stanley calculou uma economia de 50.000 horas de trabalho e US$ 10 milhões em honorários com o uso de robôs que executam funções jurídicas.

Na prática, é como se a tecnologia suprisse o trabalho de um ou dois anos de um exército de advogados e assistentes jurídicos ano? Em uma acepção, sim. Mas o ponto é que esse exército pode se dedicar a outras funções mais relevantes. Afinal, alguém precisa validar os documentos e elaborar uma estratégia.

O maior e mais óbvio benefício da aplicação da inteligência artificial na advocacia é, por isso, a economia de tempo. Os sistemas utilizados no escritório podem analisar mais informações (e de forma detalhada) do que os profissionais em menor tempo.

A revisão de um documento jurídico, por exemplo, pode ser realizada em segundos. Enquanto um advogado gasta quase uma hora buscando erros em uma peça, por exemplo, um software de IA consegue encontrá-los e corrigi-los rapidamente.

E essa não é a única aplicação da IA. A tecnologia consegue:

  • realizar uma pesquisa jurídica (que um estagiário ou profissional levaria horas para completar);
  • analisar contratos e outros documentos para buscar erros, falta de informações e linguagem inconsistente;
  • pesquisar e identificar dados importantes ou potencialmente relevantes de todos os formulários e tipos de arquivos.

Essa economia de tempo se traduz em maior produtividade da equipe e, consequentemente, em redução de custo. Afinal, o advogado ou outros profissionais gastam menos tempo para executar uma tarefa que é importante, mas acessória. Inclusive, essa redução de custo pode compensar rapidamente o custo de uma nova tecnologia.

Atendimento ao cliente e melhoria na experiência com inteligência artificial

Seu escritório possui uma demanda muito alta de dúvidas, reclamações e outras questões que vêm do cliente? Essa situação é bastante comum, porque os representados, especialmente aqueles com ações judiciais, ficam aflitos com sua questão. Querem, assim, que o advogado esteja disponível para acolher e conversar sobre seu caso.

Porém, a realidade do atendimento ao cliente nos escritórios é outra. Ainda que os advogados saibam que ter tempo para o cliente deva ser uma prioridade, não é o que acontece.

O uso de inteligência artificial na advocacia vem para corrigir esse problema. O advogado pode ter mais tempo para se engajar no trabalho mais satisfatório, criativo e humano específico da representação legal.

Isso inclui conversar com clientes, desenvolvendo, explorando e explicando plenamente estratégias, teorias e resultados. Envolve, também, manter os clientes mais bem informados em cada etapa do processo legal.

Uma das formas de conseguir isso é utilizar o chatbot, ferramenta personalizada que pode fazer um primeiro atendimento ao cliente. Você provavelmente já conhece, pois se assemelha aos “menus automáticos” que lidamos ao ligar para uma empresa de telecomunicações, por exemplo.

Sua função é, assim, direcionar o cliente para o profissional que conseguirá de fato resolver a sua demanda. O próprio advogado, ao receber um cliente mais “pronto”, poderá prestar um serviço melhor.

Ou seja, os resultados serão melhores e mais consistentes, levando a uma maior satisfação do cliente.

Menos erros

O trabalho produzido por um software jurídico inteligente, que possui funcionalidades de inteligência artificial, apresenta poucos erros. Afinal, ele não se cansa, fica entediado ou distraído, o que acontece com qualquer ser humano em sua rotina de trabalho.

Um sistema de gestão de documentos, por exemplo, pode melhorar a organização dos arquivos e manter essa organização, incluindo todas as referências internas, ao longo da vida do documento.

Um sistema que auxilia na redação de documentos jurídicos pode garantir que a linguagem seja aplicada de forma consistente, independentemente do número de advogados que contribuíram para isso.

Já as ferramentas de análise de contratos podem identificar cláusulas ou condições ausentes, terminologia inconsistente ou termos indefinidos.

Todos esses exemplos apontam para a redução de falhas humanas e erros na prestação dos serviços advocatícios. Como consequência, o escritório atinge a excelência em relação a seus clientes, proporcionando melhor experiência.

Marketing de indicação

Alie a produtividade das equipes com o atendimento de excelência e teremos clientes satisfeitos, certo?

Ao utilizar a inteligência artificial na advocacia para aprimorar a experiência dos seus clientes, seu escritório poderá crescer por meio do marketing de indicação.

Marketing de indicação é gerar novas vendas por meio de seus clientes atuais, o que só acontece se você tiver clientes satisfeitos, que tiveram uma boa experiência com seu escritório.

Uma matéria da Harvard Business Review aponta que os clientes que provém de indicações têm têm uma tendência maior à retenção do que aqueles que vieram por meio de outros canais de vendas.

Quer um bom exemplo de como um cliente se sente mais satisfeito quando você utiliza inteligência artificial na advocacia?

É possível utilizar sistemas para identificar riscos potenciais com antecedência, permitindo o aconselhamento dos clientes sobre sua exposição. Ou seja, o advogado consegue afastar os problemas antes mesmo de ocorrerem. Isso pode ocorrer, por exemplo, na opção por um acordo ao invés da judicialização da demanda.

A impressão que seu cliente terá quando o ver resolvendo rapidamente uma questão, em um acordo que lhe é vantajoso, será ótima. As chances de ele indicar seus serviços para outras pessoas aumenta. E é exatamente esse ciclo positivo que contribuirá para o crescimento do escritório.

Automação da rotina com inteligência artificial

O que a inteligência artificial na advocacia pode fazer para automatizar sua rotina? Nós já apontamos algumas práticas, como:

  • jurimetria e análise preditiva;
  • análise de contrato e documentos jurídicos;
  • atendimento ao cliente por meio de chatbots;
  • revisão, correção de erros e organização de documentos;
  • pesquisa legal automatizada (seja de jurisprudência ou de leis);
  • revisão de documentos para informações descobertas ou relevantes.

Com a adoção de um bom software jurídico, o escritório consegue fazer com que seus advogados dediquem esforços para questões estratégicas, como o atendimento ao cliente. É, na verdade, uma maneira de otimizar o uso das horas dos seus profissionais, que deixam de fazer tarefas burocráticas e repetitivas.

Com um software que faz a análise documental, por exemplo, o advogado pode descobrir uma conexão lógica que ainda não foi estabelecida. Ou seja, ele poderá melhorar um ponto fraco de sua defesa jurídica. Vale pontuar, ainda, que esse sistema faz o “trabalho pesado”, reduzindo o estresse do profissional em seu dia a dia e contribuindo para que ele seja mais produtivo.

Inteligência artificial na advocacia – Conclusão

A adoção da inteligência artificial na advocacia é uma prática positiva que pode trazer ótimos resultados. No primeiro momento, é preciso trabalhar a mudança de paradigma mental que impera no escritório e que resiste às mudanças em direção à transformação digital.

No entanto, a partir do momento em que a cultura da tecnologia jurídica passa a predominar, os advogados passam a confiar nas soluções de inteligência artificial. Ao invés de acreditarem que elas tomarão seu lugar, entenderão que elas executarão tarefas auxiliares.

Na prática, os advogados estarão mais propensos a se envolver em solução estratégica de problemas, o que pode trazer maior produtividade e muita melhoria na prestação dos serviços advocatícios.

Como consequência da automação da rotina, vem a redução de erros e o aumento da produtividade. O resultado disso é não só a satisfação e a motivação dos advogados na rotina de trabalho, como também a melhor experiência dos clientes com os serviços.

E clientes satisfeitos são promotores do seu negócio, acredite. É exatamente neste ponto em que teremos um crescimento consistente do seu escritório de advocacia.

Seu escritório está pronto para fazer parte da revolução na prática do Direito liderado pela adoção de computadores de inteligência artificial (IA)? O futuro é agora, e os benefícios da inteligência artificial na advocacia são muitos. A IA chegou para ajudar os advogados a fazer as coisas mais rápido, melhor e mais barato.

Vamos nessa?

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