Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Advocacia • 21 de maio de 2021

Lawtechs e legaltechs: como podem ajudar o seu escritório?

Navegue por tópicos

 

Lawtechs e Legaltechs são termos atuais no mercado jurídico, e vem ganhando cada vez mais espaço na internet, como as fintechs. Que veio com o propósito de juntar a área de finanças com a tecnologia mudando o setor financeiro do Brasil de hoje, e agora as lawtechs e legaltechs buscam o mesmo objetivo sobre o mercado jurídico. 

Dentre elas, são empresas que trabalham com conteúdo jurídicocompliance, gestão de escritórios e departamentos jurídicos, redes de profissionais e muito mais. 

Afinal, o que são lawtechs e legaltechs? 

Lawtechs e Legaltechs são startups jurídicas cujo objetivo é criar serviços ou produtos que resolvem problemas comuns enfrentados por profissionais de Direito. São empresas com modelo de negócios próprio das startups, especialmente no requisito escalabilidade. 

Na prática jurídica, essas empresas facilitam muito a rotina dos advogados por meio de suas soluções tecnológicas. Por isso, é evidente que estão presentes no cotidiano de milhares de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.  

Se você busca por uma melhor gestão de tempo e mais produtividade no trabalho, certamente já trabalha com alguma lawtech e legaltech.  

Lawtechs e legaltechs podem ajudar o meu escritório? 

Sem dúvidas. Como você acabou de ver, as Lawtechs e Legaltechs têm uma ampla atuação em todo o mercado jurídico. E como elas podem ajudar no meu dia a dia? 

Antes das lawtechs e legaltechs, os escritórios de advocacia trabalhavam de uma forma muito operacional, gerando uma alta despesa, e com a chegada das ferramentas e facilidades criadas por essas empresas, o advogado começou a otimizar a sua rotina. 

Portanto, essas empresas se dedicam cada vez mais em seus softwares jurídicos com objetivo de centralizar todas as informações, podendo assim parametrizar conforme o seu escritório. Ou seja, a tecnologia elimina os riscos de perda de dados, processos, bem como os recebimentos de multas em contratos por providências não tomadas. 

Podemos dizer que as lawtechs e legaltechs tornam mais ágil o trabalho operacional dos advogados, que demandam bastante tempo com tarefas rotineiras. Como dito antes, essa economia de tempo também se traduz em dinheiro. 

E Isso ajuda os clientes também, pois os advogados poderão se concentrar mais em questões como o planejamento estratégico do caso e o atendimento. Sendo assim, a inteligência artificial é utilizada por essas empresas, com o objetivo de os advogados focarem em sua profissão de fato. 

Ter mais produtividade em seu negócio jurídico 

Um dos maiores benefícios que as Lawtechs e Legaltechs trouxeram para os escritórios de advocacia foi a produtividade. São inúmeros serviços e soluções que simplificam a rotina do negócio, conferindo aos advogados mais tempo para atuarem de forma estratégica. 

As inovações constantes nos softwares jurídicos já trazem funcionalidades que vão muito além da gestão da base de contatos ou da captura automática de andamentos processuais.  

Além de controle administrativo e financeiro, há também a possibilidade de emitir relatórios gerenciais através do CPJ-3C por exemplo. Dessa forma, o gestor consegue ajustar seus processos internos a partir da análise de dados, tomando decisões de forma mais fundamentada. 

Mas não são somente os softwares jurídicos que conferem maior produtividade aos advogados. As soluções de jurimetria também trazem uma grande vantagem, que é a possibilidade de prever tendências em decisões judiciais. Com isso, é possível preparar um caso de forma mais assertiva, já considerando as probabilidades de fracasso e erro. 

Lawtechs e Legaltechs são empresas valiosas para os escritórios de advocacia, elas trazem muitos benefícios, como organização de toda a gestão, maior assertividade na atuação e celeridade.  

Agora me diga, você já trabalha com alguma lawtech e legaltech? 

Confira também

Anterior

Advocacia

Software jurídico pode ser um diferencial na advocacia

Como implementar software jurídico pode ser um diferencial na Advocacia?  Ter controle dos dados processuais do seu escritório e saber quais estratégias adotar com base nessas […]

Próximo

Advocacia

A tecnologia está substituindo os advogados: mito ou verdade?

Sua preferência é ouvir ao invés de ler? Então aperte o play e consuma o conteúdo completo. Um tabu que […]