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Advocacia • 29 de julho de 2022

O que você sabe sobre Legal Analytics?

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Escritórios e departamentos jurídicos que se aliam à Ciência de Dados podem ter ganhos inestimáveis. Se você busca um auxílio efetivo neste campo para ajudá-lo a resolver problemas com mais facilidade, você precisa conhecer o Legal Analytics.

Ao conhecer esse modelo, será possível entender a relação dele com jurimetria, data driven, Business Intelligence e muito mais. Inclusive, após aprender o que é Legal Analytics, você começará sua pesquisa por um especialista em dados jurídicos para seu escritório ou departamento.

Vamos lá?

O que é Legal Analytics?

Legal Analytics (L.A.) é a aplicação de Business Intelligence no Direito ou, em outras palavras, uma tecnologia de análise jurídica que se baseia em inteligência artificial.

Esse modelo consegue realizar a classificação e a análise de grandes quantidades de informações, como decisões judiciais, documentos jurídicos, leis e dados sobre a gestão jurídica.

Ao utilizá-lo, o usuário pode ver tendências e padrões relevantes e repassá-los aos gestores para que eles tomem decisões orientadas por dados. Esse embasamento é o que permite o desenvolvimento de estratégias que podem trazer vantagem competitiva para um negócio.

Percebe como é importante aprender o que é Legal Analytics? Já pensou em identificar padrões em litígios anteriores e conseguir traçar uma linha de atuação pontual para seu maior cliente? Sem dúvidas, os advogados terão maior chance de sucesso nos casos.

Para entender melhor, um advogado que é capaz de interpretar dados fundamentais por meio do L.A. pode ter mais informações sobre:

  • tempo de duração do processo;
  • provas estatísticas sobre o objeto da ação;
  • o posicionamento de determinado tribunal sobre aquele tipo de causa;
  • a expectativa social acerca da decisão do magistrado sobre aquela questão.

É neste contexto que devemos falar da estratégia data driven na advocacia.

Estratégia data driven

Estratégia data driven ou movida a dados é a execução da gestão quantitativa dos dados. Ela se liga diretamente à Legal Analytics, pois L.A. é um tipo de abordagem qualitativa. Até mesmo por isso, L.A. demanda mais tempo, é mais precisa e complexa.

E como aplicar Legal Analytics em data driven para ter uma gestão de dados ainda mais eficaz? Uma boa análise jurídica depende da:

  1. escolha dos dados certos para controle e monitoramento;
  2. análise dos dados conforme metas traçadas por cada área do negócio;
  3. determinação das melhores práticas para monitorar os dados e facilitar sua aplicação pelas equipes;
  4. fixação de parâmetros reais de análise de dados.

Vamos ver um exemplo resumido sobre a gestão jurídica orientada a dados, pertinente à produtividade da equipe de advogados?

O gestor utiliza um quadro com a metodologia kanban para determinar o fluxo de trabalho dos profissionais. Na etapa de “redação de petição”, notou que há mais atrasos do que o comum.

Então, ele coleta e realiza a análise de dados no escritório sobre a produtividade do time nesta etapa e descobre que o volume de trabalho é muito maior do que o pessoal.

A partir dessa interpretação dos dados, ele poderá tomar ações que otimizam a performance dos profissionais, bem como apontar para o RH que é necessário contratar mais advogados.

Em uma linguagem técnica, fará uma gestão orientada a dados. Neste mesmo sentido, temos a relação entre Business Intelligence e Legal Analytics.

Business Intelligence e Legal Analytics

Legal Analytics e B.I. são faces de uma mesma moeda. Ambas são ferramentas de alto valor estratégico que trabalham com coleta, organização e análise de dados. Como apontamos no início do texto, L.A. é a aplicação de B.I. no universo jurídico.

É bem provável que, mesmo sem saber, você já tenha lidado com essas tecnologias, pois elas estão presentes em softwares jurídicos. Há ferramentas com funcionalidades de análise de dados, capazes de gerar informações automaticamente. É o caso do acompanhamento das demandas no consultório, da visualização sobre a produtividade do time, e outras atividades.

O CPJ-3C, software jurídico da Preâmbulo, é um bom exemplo. Ele conta com a ferramenta de “Business Analytics” desenvolvida especificamente para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Com ele, você poderá:

  • Acompanhar de forma interativa os prazos internos e externos;
  • Visualizar a produtividade do time e de escritórios terceirizados;
  • Entregar informações assertivas para o cliente sobre suas demandas;
  • Capturar dados do sistema do usuário e transformá-los em dashboards;
  • Acompanhar as demandas contenciosas e consultivas, além de visualizar a carteira de processo de diversos pontos de vista;
  • Gerar informações automaticamente a partir da inserção de dados com os padrões atuais, sem precisar mudar as rotinas de alimentação do sistema.

Agora você já sabe o que é Legal Analytics, certo? Vamos conhecer então as ferramentas que esse modelo estratégico utiliza?

Quais são as aplicações de Legal Analytics?

Existem muitas formas de colocar o Legal Analytics em prática, já que a aplicação de B.I. no Direito pode ser bastante extensa. Conheça!

Jurimetria e análise preditiva

Jurimetria é a aplicação da estatística ao Direito, se formos adotar um conceito simplificado. O foco aqui seria a identificação de padrões e tendências, e a previsão de comportamentos.

Porém, de acordo com a Associação Brasileira de Jurimetria, fazer jurimetria é uma forma de “dar concretude às normas e instituições, situando no tempo e no espaço os processos, os juízes, as decisões, as sentenças, os tribunais, as partes etc”. Neste caso, entende-se o Poder Judiciário como uma fonte de dados que o explica e descreve enquanto sistema.

Quer um exemplo simples? Imagine que a magistrada Andressa sempre sentencia de determinada maneira em uma ação de equiparação salarial. O advogado André utiliza a jurimetria para presumir possíveis resultados em processos semelhantes sob seu patrocínio. Ele poderá, por exemplo, saber as abordagens mais aceitas por Andressa.

É uma análise preditiva, em que a análise de dados é feita para prever padrões e tendências de certo assunto judicial. Com ela, o profissional consegue tomar melhores decisões para seus clientes.

Pesquisa jurídica

Quando o profissional realiza a pesquisa jurídica, ele busca identificar normas ou precedentes para embasar a defesa do cliente. Ou seja, o foco é encontrar informações que dão vantagem aos advogados no tribunal.

É algo feito no dia a dia que, felizmente, foi automatizado com a tecnologia. O Legal Analytics aplicado a esta atividade é exatamente a identificação dessas informações.

Marketing jurídico

Você sabe qual o seu cliente ideal (ICP, na linguagem do marketing)? O gestor de um negócio tem uma visão holística sobre a concorrência, por ter feito um bom benchmarking?

É possível utilizar L.A. no marketing jurídico para coletar e interpretar informações valiosas sobre a persona do negócio. Entender potenciais clientes é fundamental para ter um negócio de sucesso, certo?

Insights de negócios

Já pensou em ter ferramentas para monitorar os KPIs (indicadores-chave de performance) ou outras métricas relevantes para o escritório? O Legal Analytics ajuda nesta atividade, e a análise dos dados jurídicos poderá se direcionar para uma tomada de decisões bem fundamentada.

Monitorar é outra etapa relevante para ter insights de negócios que os fazem crescer, não é mesmo?

Para colocar essas aplicações em prática, é preciso ter bastante critério na hora de escolher suas ferramentas para análise de dados.

Como escolher a ferramenta para análise de dados jurídicos?

A escolha de qualquer ferramenta aplicável pelo negócio passa por uma série de perguntas que o gestor deve responder. São elas:

 

  1. Qual é o objetivo da análise? Você quer insights relevantes para determinada ação judicial ou para a gestão do departamento jurídico? Como a jurimetria ou a pesquisa jurídica podem ajudá-lo?
  2. Quais são os dados a serem monitorados?
  3. Quem será seu parceiro fornecedor de tecnologia?
  4. A ferramenta apresentou bom desempenho nos testes?

 

Essa sequência de perguntas guiarão um gestor jurídico a escolha a ferramenta mais adequada para melhorar sua tomada de decisões.

Independente da ferramenta escolha e das aplicações, tenha em mente que a implementação do Legal Analytics segue um passo a passo:

  1. Pensar nos para o negócio
  2. Identificar e monitorar os dados
  3. Investir em tecnologia
  4. Analisar dados coletados e aprender com os resultados
  5. Ter práticas para monitorar de dados

Quais os benefícios de utilizar Legal Analytics?

Se você ainda não se convenceu de que o L.A. pode contribuir para seu negócio, vamos retomar o conceito do que é Legal Analytics: é uma ferramenta para gerar insights relevantes para decisões fundamentadas por meio da análise qualitativa de dados.

Isso significa que seus advogados poderão atuar de maneira mais segura e estratégica em processos judiciais e ser mais produtivos. Também significa que você poderá reduzir a margem de erro e conquistar mais clientes.

Confira a seguir outros benefícios ao utilizar Legal Analytics.

Otimizar resultados em ações judiciais

Lembra-se do exemplo que demos do advogado André e da magistrada Andressa sobre a ação de equiparação salarial? Ele é muito bom para você entender como os dados coletados pela análise jurídica tem um papel importante no trabalho do profissional.

Com a extração de dados de várias fontes, os advogados obtêm informações úteis sobre juízes, tribunais, litigantes, advogados da parte contrária e muito mais.

Assim, conseguem saber se um caso é mais vantajoso do ponto de vista financeiro ou se é melhor propor a solução extrajudicial de conflitos. Eles podem, também, entender a probabilidade de êxito em determinada ação, bem como o tempo provável de duração do processo.

Tudo isso são consequências do uso correto da análise de dados jurídicos, que otimizam os resultados em ações judiciais. O resultado é ter escritórios de advocacia e departamentos jurídicos mais planejados e seguros na hora de alocar os recursos e lidar com as expectativas dos clientes.

Refinamento da estratégia jurídica

De acordo com o mesmo pensamento anterior, você viu que o Legal Analytics contribui para que escritórios e departamentos refinem sua estratégia jurídica nos processos. Mas isso também pode acontecer em relação ao mercado.

Utilizar os dados para pensar em estratégias de desenvolvimento do negócio é fundamental.

É possível melhorar a qualidade do trabalho e reduzir custos? Sim. Então o gestor adota uma ação neste sentido. A partir do benchmarking (estudos e comparação de desempenho com a concorrência), por exemplo, é possível entender as falhas e potências, e otimizar os trabalhos para atingir uma posição de liderança no mercado.

Maior confiabilidade e segurança no serviço

Você sabia que empresas com cultura data-drive têm um aumento de 20% a 30% na eficiência e, consequentemente, na receita? É o que consta em pesquisa elaborada pela Google com o BCG.

Se seu escritório de advocacia utiliza o L.A. para entender o padrão de julgamento de determinado juiz, você poderá prever o que pode acontecer. Demonstrar isso para o cliente é uma forma de conquistar sua confiança e passar mais segurança nos serviços advocatícios.

Captação e fidelização de clientes mais rapidamente

Se você deseja captar e fidelizar clientes, deve prestar um serviço diferenciado e excelente. Por tudo que dissemos até o momento sobre Legal Analytics, esse modelo proporciona uma melhoria significativa em escritórios e departamentos jurídicos. Com decisões mais fundamentadas, as chances de atender seu cliente com excelência e rapidez é maior.

Com isso, você conseguirá utilizar a tecnologia em prol da captação e da fidelização dos clientes. Afinal, os dados obtidos se transformam em informações que definem boas estratégias para eles.

Maior valor competitivo no mercado

Por fim, reunindo todos os benefícios anteriores, você percebeu que sua prestação de serviços advocatícios será mais eficiente com o uso de ferramentas tecnológicas. Por meio dos dados, um gestor consegue criar um diferencial competitivo no seu escritório.

Considerando que o mercado jurídico é inchado, é fundamental encontrar formas de se destacar dos concorrentes. Uma gestão orientada a dados é rara e trabalha com ciência. Certamente, bons clientes confiam na ciência e na segurança que os dados (e os advogados) transmitem. É isso.

O uso de Legal Analytics dá ao escritório ou departamento a possibilidade de ter uma gestão orientada a dados. Além de ser mais profissional, o uso da análise qualitativa traz maior relevância e segurança para a atuação dos advogados.

Com as soluções tecnológicas adequadas, como um bom software jurídico, você pode aplicar L.A. em sua rotina e aprimorar toda a sua atividade. Sua controladoria jurídica agradece!

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