Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão • 4 de outubro de 2016

Professor de Direito viraliza no YouTube

Navegue por tópicos

Passar em um bom concurso público não é tarefa simples, exige muita dedicação e metodologia de estudo. O resultado, todos sabem, pode ser compensador, com bons salários, benefícios, e a tão sonhada estabilidade profissional.

A maioria dos mortais se daria por satisfeita ao passar em um concurso público de nível superior. Mas o advogado curitibano Marcus Bittencourt, da Procuradoria-Geral da União, não é um sujeito com sonhos comuns.

Marcus Bittencourt emplacou, ao longo de oito anos, quatro aprovações em concursos públicos, sendo três de nível superior na área jurídica.

Não bastasse tamanha dedicação aos estudos, Marcus é um dos pioneiros no desenvolvimento de cursos de Direito Administrativo e Direito Constitucional pela web, boa parte deles oferecidos gratuitamente, atingindo mais de três milhões de visualizações no canal YouTube.

Um feito de gigante para quem um dia simplesmente colocou na cabeça que ofereceria cursos na web para auxiliar estudantes em concursos públicos, conciliando três turnos de trabalho.

Marcus Bittencourt formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1994. Foi nos últimos anos de faculdade que passou em seu primeiro concurso, no Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Quatro anos depois, em 1996, foi aprovado no concurso público para advogado da TELEPAR S/A, empresa de telecomunicação que pertencia ao governo do Estado do Paraná.

Não satisfeito, em 1998 passou no concurso para procurador da Universidade Federal do Paraná. E, finalmente, em 2000 foi aprovado em um concurso extremamente concorrido para o cargo de Advogado da União (AGU) na Procuradoria da União no Estado do Paraná.

Bittencourt também tem especialização em Direito Administrativo pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná e é Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná.

Em 2000 começou a lecionar em faculdades e cursos preparatórios para concursos.

E novamente sua personalidade inquieta o fez criar cursos de Direito Administrativo e Direito Constitucional, através de vídeos publicados no canal YouTube que atingiram a impressionante marca de 3 milhões de visualizações.

Todo início exige esforço e aprendizado!

Foi em 2011, com a abertura do Canal Marcus Bittencourt no YouTube, que o projeto educacional teve seu início. Marcus gravava algumas aulas de Direito Administrativo e Direito Constitucional no estúdio Abbin, e outras em sua casa, impondo o desafio de produzir pelo menos um vídeo por semana. As dificuldades técnicas de produção de vídeos e os horários apertados foram superados com muita garra e dedicação.

“Muitas vezes gravava em casa com meu próprio material e máquina fotográfica. Corri atrás de um curso de edição de vídeo e encontrei um excelente professor em Curitiba, Mário Mendonça. Gravava minhas aulas de madrugada, depois do trabalho e das aulas da faculdade. Era um terceiro turno de trabalho, mas me dava grande prazer pelo resultado em colaborar com milhares de pessoas que não tinham acesso a um bom curso preparatório, e por ser meu próprio empreendimento”, diz com satisfação Marcus.

E desde o início cumpriu a meta, chegando em 2016 a 450 aulas produzidas. Para se ter uma ideia do esforço herculano do professor Marcus, significa média anual de 75 aulas produzidas, ou 6 aulas por mês. Ainda, o tempo gasto com as postagens das aulas no YouTube e feedback constante de seus cursos, atendendo a perguntas dos alunos.

Marcus seguiu em frente, obstinado, produzindo conteúdo cada vez melhores e cada vez mais acessados.

O grande salto aconteceu com a oportunidade de apresentar cursos on-line pela Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE) e através da INFOCO, plataforma de educação à distância. A partir deste momento, o projeto educacional de Marcus ganhou algo extremamente importante e valioso para qualquer negócio: parcerias estratégicas.

Hoje, os cursos abordam as áreas de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Educação e Inovação e tem uma produção primorosa, bem acima da média dos vídeos encontrados na área de direito.

Algumas aulas disponíveis no canal YouTube são gratuitas, principalmente as que tratam de Direito Administrativo e Direito Constitucional e Educação e Inovação. Já as aulas integrais para concursos públicos são pagas.

Marcus Bittencourt não pretende parar por aí. Sua meta é atingir um milhão de visualizações de aulas por mês, em 2017. E ao que tudo indica atingirá a meta, pois seus cursos recebem excelente avaliação de centenas de alunos todos os meses, e são referência em área pouco explorada do Direito, a Educação à Distância.

Com a criação de seu site, Marcus acredita que o custo dos cursos serão reduzidos, permitindo a produção de mais cursos para os alunos na área de Direito, Educação e Inovação.

Mesmo em uma área resistente à inovações como é o Direito, Marcus é otimista e já mostrou o caminho.

“Entendo que ainda está começando a divulgação de canais e plataformas para estudos na área jurídica e de inovação. Acredito que pelo baixo custo dos cursos e pela facilidade de acesso às aulas, podendo o aluno estudar em casa, a tendência é que novos cursos surjam”, afirma Marcus.

Propósito e metas realizáveis

O professor e advogado da União Marcus Bittencourt, deixa um recado para aqueles que tem espírito empreendedor e buscam realizar seus objetivos e sonhos.

“Acredito que qualquer pessoa, tendo um propósito no seu caminho e estabelecendo metas realistas, poderá com paciência, verificar resultados muito positivos, com o passar do tempo. Sempre pensei em conseguir dar as pessoas as mesmas oportunidades que tive para buscarem um propósito positivo em suas vidas, seja empreendendo seja numa carreira pública”, conclui Marcus.

Onde encontrar os cursos e videoaulas do professor Marcus Bittencourt:

www.marcusbittencourt.com.br

YouTube: Canal Marcus Bittencourt

Facebook: Marcus Bittencourt

Cursos: Direito Administrativo; Direito Constitucional; Educação e Inovação. Gratuitos e pagos.

Confira também

Anterior

Gestão

Quando o advogado peticionou em versos e juiz decidiu com poesia

Não, não estamos inventando. O fato realmente aconteceu na Comarca de Palmas, Tocantins em 2015.

Próximo

Preâmbulo

Preâmbulo e FAE fazem capacitação de alunos

A FAE , uma das mais prestigiadas Universidades do Paraná, e a Preâmbulo, empresa desenvolvedora do software para gestão jurídica CPJ-3C, concluíram parceria para a capacitação à distância dos alunos do curso de Direito da instituição na utilização do sistema de gestão jurídica.