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Customer Success • 24 de março de 2023

7 principais metas para seu escritório de advocacia

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Por Preâmbulo Tech

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Por Preâmbulo Tech

Não temos como negar, estabelecer metas é uma das principais práticas do nosso cotidiano. Até porque, de nada adianta definirmos estratégias se não tivermos uma finalidade determinada para elas. Por isso, as metas para advogados funcionam como um mapa, demonstrando o melhor caminho a ser traçado para que o objetivo central seja alcançado.  

Se o objetivo do seu escritório é ter reconhecimento na sua área e alcançar o sucesso no direito, siga os passos essenciais para o planejamento de metas na advocacia que separamos para você.

Vamos lá! 

1- Ter um panorama realista do seu escritório

Mais do que olhar como o escritório vizinho está atuando, é preciso compreender qual é a realidade atual do seu escritório. Muitos gestores  desconhecem dados relevantes que impactam seu negócio, como, por exemplo, a quantidade de clientes ativos, índice de inadimplência etc.

Compreender o cenário do escritório, bem como do setor, é importante para, na tomada de decisões, compreender, registrar e analisar ações que deram certo e quais os riscos. Por esse motivo, saber da realidade da própria operação é uma das principais metas na advocacia a ser tomada. 

 

2- Usar ferramentas de produtividade

Após a definição do planejamento estratégico do escritório, é preciso destacar as ações necessárias para colocá-lo em prática. Algumas ferramentas são primordiais para executar o plano que foi definido.

Por exemplo, o que é necessário para conquistar mais clientes? O que é preciso fazer para ter uma rotina organizada? São questionamentos que auxiliam na definição das ferramentas adequadas para prosseguir com a meta estabelecida. Apoiar-se em boas ferramentas garante resultados com mais assertividade.  

Ferramentas de produtividade geralmente envolvem soluções de automação para o direito, principalmente de softwares jurídicos. O papel desses sistemas é otimizar tarefas manuais repetitivas, gerenciar fluxos de tarefas e evitar perda de prazos, possibilitanto a alta performance no seu escritório.  

 

3- Otimizar tarefas repetitivas

Utilize os avanços da tecnologia como aliados aos conhecimentos específicos da área de atuação do escritório como uma das principais metas para advogados. Além de otimizar o tempo, é possível concluir tarefas com segurança e agilidade – é preciso dar espaço à inovação. É claro que, muitas das atividades repetitivas são extremamente importantes para o escritório, mas consomem muito tempo do advogado.

Além disso, são atividades que, pelo seu caráter repetitivo, são mais sucessíveis ao erro humano. Por esse motivo, uma importante solução é a automação de tarefas, que possibilita a diminuição de atividades manuais e garante mais tempo para aquilo que realmente importa: advogar!

 

4- Manter o foco na satisfação do cliente

Utilizar serviços de atendimento ao cliente ou ouvidoria, funcionam como diagnóstico dos principais erros cometidos, o que evita rompimentos contratuais, além de construir estratégias que podem garantir avaliações positivas.

Segundo o Relatório Global Customer Loyalty de 2022, 71,6% das empresas planejam investir em novos programas de fidelização de clientes nos próximos anos. Uma das maneiras de responder a essa tendência é por meio da implementação de um setor de Customer Success.

A área do CS vem se desenvolvendo em grande medida nos últimos anos no setor jurídico, até porque: cliente satisfeito permanece e indica! Portanto, não basta realizar um bom trabalho jurídico mas também é importante ter metas na advocacia que valorizem o seu serviço, desenvolvendo uma boa experiência com seu cliente através do seu trabalho. 

 

5- Personalizar o seu atendimento

Todo cliente quer se sentir único. Desenvolver um atendimento personalizado faz com que seus clientes se sintam mais seguros e satisfeitos e, consequentemente, se tornam um grande propagador do seu negócio.

No entanto, atividades operacionais podem ser as responsáveis por tomar o tempo do advogado que deveria ser direcionado para o contato com o cliente. Por esse motivo, em vista de um melhor relacionamento com a sua cartela de clientes, é necessário  priorizar o atendimento e a personalização, resolvendo as demandas operacionais com a ajuda de ferramentas tecnológicas como a automação permitida por softwares de gestão jurídica. 

 

6- Buscar a interatividade dos seus colaboradores

Um escritório ágil é sinônimo de alta interatividade. Isso significa que o seu time se dedica a discutir as tarefas que foram planejadas, podendo analisar o que deu e o que não deu certo. A equipe constrói e cria adequações para melhorar os processos. Para isso, invista em uma boa comunicação e feedbacks constantes como uma das metas na advocacia.

Quando pessoas diversas colaboram para uma decisão, além de propiciar um ambiente em que todos absorvem o conhecimento para si e dividem a forma de pensar com os outros, a empresa e o escritório se beneficiam de uma integração e colaboração ampla, com novos estímulos. Ou seja, uma equipe unida consegue trazer vários benefícios para o escritório.

 

7- Ter indicadores de desempenho

A utilização de um indicador de desempenho tem uma função primordial no dia a dia do seu escritório, afinal, sua principal funcionalidade é descobrir se o caminho que está sendo seguido no seu negócio é, de fato, a melhor opção.

Os indicadores de desempenho são importantes para mensurar dados existentes e métricas de avaliação de fluxos de trabalho, isso colabora para que todos os pontos abordados anteriormente possam ser concretizados, afinal, é possível ter indicadores de desempenho sobre lucratividade, rentabilidade, competitividade, valor, capacidade, produtividade etc. A utilização desse mecanismo irá melhorar os resultados do seu escritório.

 

Por fim, agora você já conhece algumas das melhores metas na advocacia para que seu escritório obtenha resultados reais e também sabe que definir objetivos claros são essenciais para alcançar o sucesso desejado. Então, está esperando o que para colocar esses passos em prática no seu negócio?

 

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