Não temos como negar, estabelecer metas é uma das principais práticas do nosso cotidiano. Até porque, de nada adianta definirmos estratégias se não tivermos uma finalidade determinada para elas. Por isso, as metas para advogados funcionam como um mapa, demonstrando o melhor caminho a ser traçado para que o objetivo central seja alcançado. Se o objetivo do seu escritório é ter reconhecimento na sua área e alcançar o sucesso no direito, siga os passos essenciais para o planejamento de metas na advocacia que separamos para você. Vamos lá!
1- Ter um panorama realista do seu escritório
Mais do que olhar como o escritório vizinho está atuando, é preciso compreender qual é a realidade atual do seu escritório. Muitos gestores desconhecem dados relevantes que impactam seu negócio, como, por exemplo, a quantidade de clientes ativos, índice de inadimplência etc.
Compreender o cenário do escritório, bem como do setor, é importante para, na tomada de decisões, compreender, registrar e analisar ações que deram certo e quais os riscos. Por esse motivo, saber da realidade da própria operação é uma das principais metas na advocacia a ser tomada.
2- Usar ferramentas de produtividade
Após a definição do planejamento estratégico do escritório, é preciso destacar as ações necessárias para colocá-lo em prática. Algumas ferramentas são primordiais para executar o plano que foi definido.
Por exemplo, o que é necessário para conquistar mais clientes? O que é preciso fazer para ter uma rotina organizada? São questionamentos que auxiliam na definição das ferramentas adequadas para prosseguir com a meta estabelecida. Apoiar-se em boas ferramentas garante resultados com mais assertividade.
Ferramentas de produtividade geralmente envolvem soluções de automação para o direito, principalmente de softwares jurídicos. O papel desses sistemas é otimizar tarefas manuais repetitivas, gerenciar fluxos de tarefas e evitar perda de prazos, possibilitando a alta performance no seu escritório.
3- Otimizar tarefas repetitivas
Utilize os avanços da tecnologia como aliados aos conhecimentos específicos da área de atuação do escritório como uma das principais metas para advogados. Além de otimizar o tempo, é possível concluir tarefas com segurança e agilidade – é preciso dar espaço à inovação. É claro que, muitas das atividades repetitivas são extremamente importantes para o escritório, mas consomem muito tempo do advogado.
Além disso, são atividades que, pelo seu caráter repetitivo, são mais sucessíveis ao erro humano. Por esse motivo, uma importante solução é a automação de tarefas, que possibilita a diminuição de atividades manuais e garante mais tempo para aquilo que realmente importa: advogar!
4- Manter o foco na satisfação do cliente
Utilizar serviços de atendimento ao cliente ou ouvidoria, funcionam como diagnóstico dos principais erros cometidos, o que evita rompimentos contratuais, além de construir estratégias que podem garantir avaliações positivas.
Segundo o Relatório Global Customer Loyalty de 2022, 71,6% das empresas planejam investir em novos programas de fidelização de clientes nos próximos anos. Uma das maneiras de responder a essa tendência é por meio da implementação de um setor de Customer Success.
A área do CS vem se desenvolvendo em grande medida nos últimos anos no setor jurídico, até porque: cliente satisfeito permanece e indica! Portanto, não basta realizar um bom trabalho jurídico mas também é importante ter metas na advocacia que valorizem o seu serviço, desenvolvendo uma boa experiência com seu cliente através do seu trabalho.
5- Personalizar o seu atendimento
Todo cliente quer se sentir único. Desenvolver um atendimento personalizado faz com que seus clientes se sintam mais seguros e satisfeitos e, consequentemente, se tornam um grande propagador do seu negócio.
No entanto, atividades operacionais podem ser as responsáveis por tomar o tempo do advogado que deveria ser direcionado para o contato com o cliente. Por esse motivo, em vista de um melhor relacionamento com a sua cartela de clientes, é necessário priorizar o atendimento e a personalização, resolvendo as demandas operacionais com a ajuda de ferramentas tecnológicas como a automação permitida por softwares de gestão jurídica.
6- Buscar a interatividade dos seus colaboradores
Um escritório ágil é sinônimo de alta interatividade. Isso significa que o seu time se dedica a discutir as tarefas que foram planejadas, podendo analisar o que deu e o que não deu certo. A equipe constrói e cria adequações para melhorar os processos. Para isso, invista em uma boa comunicação e feedbacks constantes como uma das metas na advocacia.
Quando pessoas diversas colaboram para uma decisão, além de propiciar um ambiente em que todos absorvem o conhecimento para si e dividem a forma de pensar com os outros, a empresa e o escritório se beneficiam de uma integração e colaboração ampla, com novos estímulos. Ou seja, uma equipe plural pensa melhor.
7- Ter indicadores de desempenho
A utilização de um indicador de departamento jurídico tem uma função primordial no dia a dia do seu escritório, afinal, sua principal funcionalidade é descobrir se o caminho que está sendo seguido no seu negócio é, de fato, a melhor opção.
Os indicadores de desempenho desempenham um papel crucial na mensuração de dados existentes e na avaliação de métricas de fluxos de trabalho, colaborando diretamente para concretizar todos os pontos abordados anteriormente. Com esses indicadores, você mensura lucratividade, rentabilidade, competitividade, valor, capacidade, produtividade, entre outros aspectos. Esse mecanismo aprimora os resultados do seu escritório.
Por fim, agora você conhece algumas das melhores metas na advocacia para alcançar resultados reais em seu escritório e entende que definir objetivos claros é essencial para atingir o sucesso desejado. Então, o que está esperando para aplicar esses passos no seu negócio?