Estive no Legal Week 2025, em New York, para acompanhar as inovações tecnológicas no setor jurídico. O evento, realizado entre 24 e 27 de março, reuniu mais de seis mil participantes de 34 países. Neste ano, um dos destaques foi o uso de Agentes Inteligentes, uma evolução no campo da inteligência artificial generativa aplicada ao direito.
Agentes Inteligentes e a transformação do setor jurídico
Se em 2024 a IA Generativa dominou as discussões, agora, o foco está nos Agentes Inteligentes. Essa nova tecnologia está revolucionando a forma com se utiliza IA, inclusive no setor jurídico, pois permite um uso mais seguro, eficiente e estratégico.
Além disso, escritórios de advocacia nos Estados Unidos estão em um momento de franca adoção de IA, automatizar processos, otimizar fluxos de trabalho e aumentar a produtividade jurídica. Diversos palestrantes, provenientes de grandes escritórios, apresentaram reflexões sobre uso, treinamento de advogados e preocupações com segurança.
Nesse sentido, a implementação da inteligência artificial ainda enfrenta desafios. Um dos principais pontos debatidos foi a necessidade de mudança cultural dentro das organizações. Afinal, a tecnologia, por si só, não garante eficiência. Portanto, é essencial um esforço estratégico para integrar IA generativa, bem como os Agentes Inteligentes na advocacia, de forma alinhada aos objetivos dos escritórios.
Uso responsável e desafios éticos
Outro tema discutido foi o uso responsável da tecnologia. Uma grande parte dos paineis contaram com profissionais compartilhando suas experiências e desafios ao equilibrar inovação e ética. Além disso, a necessidade de regulamentação e diretrizes claras para o uso da IA no setor jurídico foi bastante debatida, especialmente por conta do contexto da União Europeia, que aprovou o Regulamento de IA no ano passado.
À medida que os Agentes Inteligentes se tornarem mais presentes no mercado, é provável que cresça também a preocupação com o treinamento de advogados, o monitoramento de tecnologia, a segurança de informação, a privacidade dos indivíduos e a transparência no tratamento de dados e no uso de IA. Dessa forma, o debate sobre boas práticas se mostrou relevante para garantir que as inovações beneficiem o setor jurídico sem comprometer a integridade profissional.
Soluções tecnológicas apresentadas no evento
O evento contou com mais de 300 empresas apresentando novas soluções para o setor jurídico. Os principais produtos incluem:
- Plataformas de gestão de documentos;
- Ferramentas de análise de dados para advogados;
- Automação de processos jurídicos e pesquisa avançada;
- Análise preditiva para otimização de decisões.
O futuro da advocacia é digital
A transformação digital no direito não é mais uma tendência, mas uma realidade. Os advogados, portanto, não precisam temer a tecnologia. Caso não estejam usando IA, precisam temer, porém, aqueles advogados que a estejam utilizando. Escritórios que souberem adotar as tecnologias emergentes terão uma significativa vantagem competitiva. O Legal Week 2025 reforçou que a IA não substituirá advogados, mas será essencial para tornar o setor mais eficiente, seguro e estratégico.