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Por Preâmbulo Tech
A Análise SWOT é uma ferramenta muito importante no planejamento estratégico da advocacia. Qualquer gestor do escritório deseja ter um processo que aponte as melhores ações para atingir as metas definidas para o escritório, certo? E essa definição depende diretamente de uma análise das condições internas e externas ao negócio.
É exatamente essa análise que chamamos de SWOT. Com ela, é possível organizar pontos como:
. Onde você quer chegar?
. O que fazer para atingir tal patamar?
. O que pode ameaçar ou impulsionar seu escritório na hora de concretizar os objetivos?
Então, para começar, vamos lá conhecer como essa ferramenta funciona!
Antes de tudo, entenda o que é Análise SWOT
A Análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico. Sua função é fazer um diagnóstico completo do negócio e do ambiente que o cerca. Desenvolvida na década de 60 e também chamada de Matriz SWOT, ela é capaz de nos apontar questões fundamentais de um escritório de advocacia, tais como:
- Forças (Strengths): fatores internos que colocam um escritório de advocacia em posição de destaque no mercado e na frente dos concorrentes. O uso de tecnologias avançadas de gestão é um bom exemplo.
- Fraquezas (Weaknesses): fatores internos que podem atrapalhar o desempenho do escritório no mercado e frente a seus concorrentes, como a desorganização dos processos internos.
- Oportunidades (Opportunities): fatores externos que impulsionam o escritório a melhorar seu desempenho em relação aos concorrentes, como parcerias sólidas com outros escritórios.
- Ameaças (Threats): fatores externos que prejudicam o escritório em relação ao mercado e aos stakeholders (clientes, fornecedores etc.), como crise econômica ou mudanças legislativas.
Podemos dizer então que a análise SWOT colabora diretamente com o planejamento do escritório, pois identifica as potências e as deficiências do negócio, permitindo que o gestor encontre formas de se beneficiar disso e atingir os objetivos estabelecidos.
Percebeu como a Análise SWOT é importante para seu escritório de advocacia?
Caso ainda não, vamos a um pensamento bem simples sobre a Análise SWOT:
Você, gestor, conseguiu apontar todos os fatores que interferem no ambiente interno e externo do escritório. Para isso, analisou as atividades exercidas, como os processos internos relacionados ao cliente, aos profissionais, à tecnologia, ao marketing, à cultura organizacional.
Em outras palavras, você identificou os diferenciais importantes do seu escritório que favorecem seus serviços. E então, o que fazer com eles? Enaltecer! Se já conhece sua vantagem competitiva, ela deve ser utilizada em máxima potência.
Por exemplo, se o seu escritório é o único especializado em sua região em direitos trabalhistas para médicos, aproveite esse fator para criar um cenário favorável para seu negócio, investindo em marketing jurídico bem direcionado e adotando outras ações.
Por outro lado, você encontrou algumas deficiências que desfavorecem seus serviços advocatícios. O que fazer? Corrigi-las. Os pontos negativos devem ser encarados como oportunidades de melhorias. Assim, você direciona sua gestão para corrigir essa desvantagem.
De forma mais simples, veja os benefícios da Análise SWOT
A Análise SWOT é de suma importância em seu escritório, pois abre o olho do gestor sobre as atuais condições de seu negócio. É um grande benefício, pois, como acabamos de apontar, permite explorar oportunidades e pontos fortes, corrigir pontos fracos e se prevenir de ameaças.
Diante disso, apontamos 3 grandes benefícios da Análise SWOT:
1. Tomada de decisões estratégicas
Quando se tem clareza de todas as questões que giram em torno de um negócio, o gestor consegue tomar decisões de maneira mais estratégica. Ele enxerga pontos fortes e fracos, o que o permite estabelecer vantagens e desvantagens perante a concorrência ao elaborar seu planejamento e aumentar a eficiência do seu escritório.
Isso significa potencializar o resultado das ações, seja de enaltecimento das qualidades ou de melhoria contínua das falhas. Com um mapeamento completo do escritório de advocacia, o gestor enxerga possibilidades de evolução e tem maior assertividade ao traçar estratégias com embasamento técnico.
2. Identificação de oportunidades do mercado
As pesquisas e estudos feitos com a análise SWOT no ambiente externo permite ao gestor entender melhor o mercado e identificar as oportunidades de crescimento. Com um planejamento embasado, evita-se o “tiro no escuro” ou o “passo maior do que a perna”.
3. Ótimo custo benefício
Se você está pensando que fazer uma Análise SWOT demanda muitos recursos, está errado. Ela pode ser feita internamente de maneira simples ou é possível também contratar um serviço especializado.
Seja qual for a escolha, a partir dos resultados obtidos, o gestor traça estratégias para evoluir o escritório de advocacia. O retorno sobre o investimento, sem dúvidas, compensa muito.
Mas como colocar em prática essa análise no escritório de advocacia?
Quais são as melhores experiências e as áreas de maior domínio de seu escritório de advocacia? Elas podem ser diferenciais perante concorrentes. O que impede seu escritório de ser melhor? São seus pontos fracos.
Como fazer a análise SWOT no escritório de advocacia? De maneira bem simples, são duas etapas: análise interna e análise externa.
A análise do ambiente interno é o momento em que você busca os fatores internos que influenciam seus serviços. São as forças e as fraquezas. Separe seu “produto” do mercado para não ter influência do ambiente externo. E o que fazer? Veja:
- Pontue somente dados e fatores sob seu controle.
- Elenque todas suas vantagens frente à concorrência e as qualidades que podem ser consideradas seu diferencial, que tornam seu escritório mais competitivo;
- Liste todas as possíveis fraquezas do escritório, aquilo que está prejudicando ou pode prejudicar seu negócio no futuro, e analise o grau de dificuldade deles.
A análise do ambiente externo é olhar para o mercado. São variáveis incontroláveis, sobre as quais você não tem poder para agir diretamente, mas pode se prevenir de seus impactos. Por isso, devem ser mapeados ou explorados com atenção. E como fazer?
- Pontue somente dados e fatores fora do seu controle, que não podem servir de base para sua estratégia, mas que devem ser considerados como possibilidades;
- Analise as forças externas que influenciam ou podem influenciar negativamente os planos do seu escritório de advocacia (ameaças).
- Explore as oportunidades que são positivas para o seu negócio.
Análise SWOT cruzada
Por fim, se quiser se aprofundar na Análise SWOT, você ainda pode cruzar as informações levantadas na chamada Análise SWOT Cruzada. Ela pode ajudá-lo a traçar planos de ação inovadores. Veja de forma simplificada:
- Estratégia Ofensiva: Forças + Oportunidades = vantagens competitivas;
- Estratégia de Reforço: Fraquezas + Oportunidades = superação de impactos negativos;
- Estratégia de Confronto: Forças + Ameaças = prevenção de impactos negativos;
- Estratégia de Defesa: Fraquezas + Ameaças = redução de danos e proteção do negócio.
Com a Análise SWOT, é possível ter um escritório de advocacia com ações mais assertivas e melhor desempenho.