Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Advocacia • 17 de novembro de 2021

Conheça as melhores áreas do Direito para atuar no Brasil!

Navegue por tópicos

Atuar na advocacia brasileira é ter inúmeras possibilidades. É difícil pontuar quais são as melhores áreas do Direito atualmente, porque em todas elas há grandes oportunidades. No setor público, há concursos com excelentes remunerações. No setor privado, há campos em crescimento devido às tendências sociais.

Seja qual for sua escolha, a excelência profissional sempre guiará seu caminho de sucesso. Conheça a seguir algumas áreas do Direito para atuar no Brasil.

Melhores áreas do Direito no setor privado

#Compliance

Com a aprovação da Lei Anticorrupção em 2013, e com a vigência da LGPD neste ano, o compliance ganhou grande importância. Compliance são padrões, regras, procedimentos legais e éticos que orientam todo o comportamento de uma empresa e seus funcionários.

Muitas empresas buscam atualmente pelo Compliance Office, profissional que será responsável por elaborar um programa de conformidade legal e ética para o negócio. O CO está em contato direto com os sócios e com a alta administração, mas também deve construir confiança com todas as áreas.

Além de ter conhecimento do negócio, deve ter experiência em auditoria. Assim, será capaz de garantir que as ações empresariais sejam coerentes e uniformes com as normas.

#Direito ambiental

Esse ramo é relativamente novo, pois surgiu no Brasil com a Constituição de 1988, mas vem ganhando destaque nos últimos anos. Nossas leis ambientais, até pouco tempo, eram reconhecidas ao redor do mundo por serem avançadas. Por isso, os profissionais habilitados na área cresceram junto.

Atualmente, são requisitos em boa parte das empresas devido aos processos de licenciamento ambiental, dentre outras oportunidades.

#Direito digital

O Marco Civil da Internet, em 2013, trouxe uma nova demanda para os advogados. O Direito Digital começou a ganhar espaço com a popularização da internet e suas consequências.

Atualmente, já lidamos com direito intelectual de memes, atuação em inquéritos contra fake news que circulam nas redes sociais e muitos outros temas relacionados à internet. Inclusive a LGPD.

Por isso, essa área, com o passar dos anos, se tornará ainda mais relevante.

#Métodos extrajudiciais de resolução de conflitos

Sim, existem advogados que atuam apenas com mediação, conciliação e arbitragem de conflitos. Diante do abarrotamento do Poder Judiciários, esses métodos se tornaram uma forma de lidar com o problema. Há inúmeras vantagens além da celeridade, especialmente a satisfação das partes após a resolução.

Já vemos muitos casos consumeristas e de família sendo objeto desses métodos extrajudiciais. A tendência é que eles cresçam ainda mais, principalmente nas áreas de contencioso cível e direito empresarial.

#Áreas tradicionais que continuam com prestígio

Além dessas 4 áreas de Direito que estão em alta e tendem a crescer, é sempre importante destacar as áreas tradicionais que continuam prestigiadas. São elas:

  • Direito empresarial: é o advogado que atua defendendo os interesses das empresas que representa, em forma de assessoria jurídica. Isso envolve desde a avaliação do tipo societário até os processos de falência e recuperação judicial, bem como propriedade industrial.
  • Direito tributário: diante da complexidade da tributação no Brasil, é um campo sempre em alta. Tributaristas estão sempre presentes em grandes empresas e ganham posição de destaque no mercado devido aos honorários milionários que podem receber.
  • Direito do trabalho e previdenciário: campos que são bastante demandados, especialmente com as recentes mudanças provocadas pela Reforma Trabalhista e pela Reforma da Previdência. É possível atuar com serviços consultivos, além do contencioso.
  • Direito penal: campo bastante notório, pois envolve muitos casos de grande repercussão, além de ser temas de filmes e seriados. É desafiadora, por envolver dilemas éticos, o que é um problema para algumas pessoas.

Principais carreiras do Direito no setor público

Além das áreas do Direito no setor privado, vale destacar algumas carreiras no setor público. Elas são muito visadas e acessadas por meio de concurso público. Mesmo com um mercado de trabalho em crise, como acontece atualmente, são carreiras que permanecem com o prestígio – e a alta remuneração – de sempre.

Promotores (Ministério Público Estadual ou Federal) defendem os interesses da sociedade e do Estado. Defensores Públicos defendem causas de cidadãos sem condições de contratar um advogado privado. Os magistrados (juízes e desembargadores, em geral) estão no Poder Judiciário e figuram nos tribunais. Por fim, os Procuradores são os “advogados” do município, estado ou da União.

Todos eles possuem uma remuneração considerável.

Compliance, Direito Ambiental e Direito Digital são tendências para quem deseja atuar com áreas mais recentes e em crescimento. Mas as áreas tradicionais, inclusive as carreiras no setor público, continuam bastante atraentes.

Qual foi a sua escolha?

Confira também

Anterior

Advocacia

Benchmarking: o que é e a importância na advocacia

Antes de abrir seu escritório de advocacia, você deve ter pesquisado o mercado jurídico. Área de atuação, número de advogados […]

Próximo

Tecnologia

Vantagens de ter um gerenciador de processos judiciais

Os gestores de negócios jurídicos bem-sucedidos utilizam a tecnologia a seu favor. Por isso, é muito comum que usem um […]