Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Módulo processual • 18 de agosto de 2020

Customize o seu fluxo de atividades com o encadeamento de eventos

Navegue por tópicos

Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça este post.

A ferramenta de encadeamento de eventos possibilita a criação de condicionantes sem que seja necessária a parametrização de um fluxo de trabalho através da equipe Preâmbulo Tech. Em resumo, é possível que o usuário autorizado customize o seu pequeno fluxo de atividades.

Por meio das condições criadas determinadas ações realizadas pelos usuários irão criar tarefas, cancelar outras e até mesmo criar notificações. Estas ações podem funcionar independentes do workflow, e em muitos casos podem servir como complemento ao próprio fluxo.

A configuração do encadeamento é realizada pela tabela de eventos. Assim quando o usuário mudar a situação do compromisso como Não Cumprimento, esta ação ativa as regras do encadeamento deste evento, como o cancelamento de tarefas futuras e a criação de novas tarefas para informar o cancelamento.

O encadeamento pode ser encontrado na tabela de eventos. E cada evento tem o seu próprio encadeamento, da mesma forma que cada um tem sua contagem de prazos.

Confira neste tutorial como realizar o encadeamento de eventos.

  1. Após selecionar um evento e clicar em encadeamento (como mostra a imagem acima), uma nova tela irá se abrir;
Nesta imagem é possível ver os encadeamentos já criados para o evento de Embargos de Declaração.

2. Ao clicar em Novo, você será direcionado para a tela de regras de encadeamento;

  • Nesta tela o usuário pode criar regras de acordo com os seguintes campos:
  • Em Tarefadeve ser inserida a tarefa do fluxo, a partir da qual será criado o encadeamento. Ou o próprio evento no caso de tarefas simples.
  • Em Situaçãofica o status da tarefa conforme selecionada pelo usuário. (Ex.: Concluído, Não Cumprimento, aceito, entre outros).
  • Em Script ficam as regras que foram criadas para servirem de condicionantes a execução do encadeamento. (Por exemplo, só execute esse encadeamento se o processo for do grupo de trabalho 1).
  • Se for marcada a caixa de seleção “Permitir o usuário ignorar lançamento”, quando o CPJ-3C solicitar confirmação o usuário poderá cancelar o encadeamento desta tarefa.
  • Em Açãoestão dispostas as opções de ações que o CPJ-3C irá realizar conforme regras criadas nos campos anteriores:
    • Criar tarefa: o CPJ-3C irá lançar o evento informado no campo de Evento para o candidato apontado e com o texto informado, se houver.
    • Cancelar tarefa: o sistema vai cancelar um evento informado neste campo, desde que seja relacionado ao mesmo Workflow.
    • Criar notificação: será enviado um aviso para o candidato selecionado de forma semelhante ao que acontece na tabela de notificações e avisos. A notificação pode ser via sistema ou e-mail.
    • Criar andamento: Cria um evento do tipo andamento.
  • Após preencher os campos lembre-se de Salvar.

 

Diferenças entre tarefa simples e evento que inicia fluxo

No sistema CPJ-3C podem ser encadeados eventos de tarefa simples e de workflow. Porém, não podem ser encadeadas tarefas de meio de fluxo.

Na tela de regras de encadeamento (confira a imagem no passo 2 desse tutorial) existe uma pequena variação quando estamos tratando de Tarefas Simplese Eventos que iniciam Workflow.

  • Quando criamos um encadeamento de tarefa simples, o evento fica bloqueado para alteração conforme imagem abaixo.
  • Por outro lado, quando estamos trabalhando com eventos que iniciam workflow este campo fica liberado para preenchimento.
  • Após feita a configuração do encadeamento desejado, ao modificar a situação da tarefa que ativa o encadeamento, note a tela que abre para aplicar o encadeamento:

Encadeamento em tarefa simples:

Encadeamento em tarefa do fluxo:

Quer conhecer outros recursos e aprender mais sobre o sistema CPJ-3C? Confira todos os nossos conteúdos no portal da Universidade Preâmbulo.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail help.desk@prambulo.com.br ou acesse seu Painel de Atendimento ao Cliente clicando aqui.

Confira também

Anterior

Módulo processual

Ferramentas jurídicas para facilitar sua rotina

Você já conhece o CONEXÃO CPJ-3C? O Conexão CPJ-3C é um canal quinzenal criado para auxiliar e facilitar o seu dia a dia. […]

Próximo

Universidade

Live – Multidisciplinaridade no direito: a chave para o crescimento

A multidisciplinaridade no direito é um fator de crescimento de escritórios e departamentos jurídicos, que vem ganhando força a cada […]