Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Estratégia • 5 de agosto de 2023

Como usar dashboards na advocacia

dashboards

Navegue por tópicos

Os advogados têm cada vez mais ferramentas disponíveis para facilitar as rotinas de trabalho. Estar sintonizado com as tendências atuais é de extrema importância, por isso, através da parceria entre o CPJ-3C e a LawVision é possível ter em mãos um sistema de Business Intelligence, com dashboards que permitem a tomada de decisão estratégica.

Por dispormos de informações visuais ao alcance de nossos dedos, não é má ideia utilizarmos os dashboards disponíveis em nossas reuniões internas ou com clientes. Afinal, isso nos poupará o trabalho (geralmente bem tedioso) e o tempo de construir apresentações ou planilhas que servem tradicionalmente para essa finalidade. E tempo é dinheiro!

Mas, para fazer um uso efetivo do LawVision em reuniões de negócios, algumas dicas são fundamentais para que você consiga aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. Vamos a elas!

  • Verifique se as informações que apoiarão seu raciocínio estão consistentes! Lembre-se de que o dashboard reflete a qualidade dos lançamentos no sistema de informações – ou seja, os dados que você alimenta no CPJ-3C. Use sempre o painel de auditoria do Lawvision para avaliar a qualidade dos dados.
  • Antes da sua apresentação, construa o raciocínio que gostaria de apresentar para a sua plateia. A apresentação é para um cliente? Se sim, quais são as perguntas recorrentes feitas para você?  Exercite bem a sua análise e prepare um roteiro com os gráficos e ilustrações que corroboram o seu pensamento. No LawVision temos dois recursos muito úteis para essa etapa de preparação: os Marcadores (permite que você salve todos os filtros que você selecionou para não precisar repeti-los ou decorá-los), e o modo História (no modo história você pode colar objetos em uma apresentação sequencial de slides).
  • Ou seja, faça as perguntas primeiro e utilize o B.I. como apoio objetivo para as respostas. Fazer a pergunta certa é tão importante quanto respondê-la!
  • Não se limite aos dashboards para construir seus argumentos. O LawVision pode fornecer muitas respostas, mas não todas! Ligue a informação aos fatos. Se você constatou em gráfico que um processo está demorando muito para avançar, pergunte-se por quê. Isso é bom ou ruim para a estratégia do caso? Quais circunstâncias levaram a essa condição? Combine os dados da ferramenta com informações do “mundo real” para alcançar uma análise mais eficaz.
  • Por fim, pense em ações correspondentes a suas descobertas. Descobriu que o faturamento de um cliente está caindo? O que você vai fazer a respeito? Talvez as pessoas que participarão da reunião é que tenham a resposta – mas você deve estar preparado para provocá-las a agir.

Dessa forma você conseguirá proceder de forma assertiva e bem informada – isso é inteligência jurídica! Boas análises e bons negócios!

Confira também

Anterior

Estratégia

Departamento jurídico inovador além das aparências

Soluções de Business Intelligence para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, softwares de automação de documentos, Visual Law, ferramentas de […]

Próximo

dashboards

Gestão jurídica

Soluções que um software de gestão jurídica proporciona

Advogados e escritórios de advocacia estão enfrentando um cenário cada vez mais desafiador, onde a gestão eficiente de processos, clientes […]