Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Sem categoria • 1 de julho de 2022

Você se preparou para o segundo semestre?

planejamento segundo semestre

Navegue por tópicos

Planejamento deveria ser uma das etapas mais importantes para qualquer escritório de advocacia. Objetivos e metas sendo traçados para cada período, e a partir deles, é que derivam as estratégias e as ações necessárias para atingir os resultados.

Estamos na metade do ano, muitas empresas estão se preparando para o fechamento de mais um planejamento anual. Esse momento pode ser propício para avaliar o que foi realizado, e entender o que será necessário fazer para o segundo semestre.

Em sua operação, todas as ações para manter o crescimento e otimizar resultados já estão definidas? A gestão do seu escritório está engajada e preparada para os próximos desafios? Verificar como está o cenário para ajustar as possíveis mudanças de rotas pode ser essencial neste momento.

Avaliação do primeiro semestre

Um dos fatores que pode auxiliar seu escritório alcançar o sucesso no segundo semestre é metodologia Balanced Scorecard (BSC), que tem como objetivo medir e gerenciar o desempenho de empreendimentos. Para tanto, ele alinha o planejamento estratégico com as ações operacionais do escritório. É fundamental que os gestores jurídicos adotem práticas como essas para diferenciarem seus negócios em um mercado tão competitivo como o da advocacia.

Por isso, para se preparar para o segundo semestre, é preciso fazer uma avaliação sobre a aplicação do BSC no escritório. Ela foi assimilada e executada por toda a equipe do escritório? Se não, é preciso avaliar a capacidade de comunicar a visão e a estratégia da operação por meio de indicadores de desempenho, que se originam das metas estabelecidas.

Mais uma vez, é preciso dizer que o BSC é um sistema de gerenciamento que permite verificar o andamento da execução das estratégias do escritório: visão de longo prazo, indicadores e metas. Assim, é possível identificar desvios de execução e oportunizar a realocação de recursos humanos, financeiros e físicos para que todos os objetivos possam ser alcançados.

Faça o controle das atividades

A execução das estratégias do escritório passa por um controle de atividades eficiente de todas as equipes, para que o negócio se mantenha produtivo e direcionado às metas propostas. Essa deve ser a maior preocupação de um negócio inserido no mercado da advocacia, e é algo muito complicado.

Ao mesmo tempo em que as tarefas relativas à atividade-fim do escritório devem ser bem divididas entre os profissionais, os gestores e sócios devem se preocupar com as funções administrativas, que são a estratégia em si.

Se por um lado é preciso realizar a análise de processos, o atendimento ao cliente, as diligências e os estudos de tese, por outro é preciso fazer um bom controle financeiro, a gestão de pessoal e de processos internos.

A rotina de um escritório de advocacia é intensa, e para dar conta de tudo isso, a tecnologia pode ser uma aliada de grande peso.

Utilizar a tecnologia para performar no segundo semestre

Diante de um fluxo de trabalho intenso, com vários profissionais envolvidos em um único processo produtivo, cada tarefa interfere na execução da estratégia traçada no planejamento para o segundo semestre. Para colocar em prática metodologias como o BSC, que gerenciam tal execução, é fundamental utilizar tecnologias que automatizem o controle.

Dissemos anteriormente que um bom plano deve ser assimilado e executado por toda a equipe. A melhor forma de integrar os profissionais em torno de uma prática colaborativa é por meio das ferramentas tecnológicas, com um software jurídico. Por meio da solução, o gestor consegue integrar os setores, entender e visualizar com clareza todas as etapas, identificar facilmente os erros que podem prejudicar a execução da estratégia, repará-los e otimizar as atividades.

Conferir o fluxo desde a ideia até a entrega com qualidade otimiza a gestão de pessoas. Times bem gerenciados, estão prontos para entregas alinhadas de acordo com as expectativas de sócios e clientes, assim sendo, a chance de fazer um segundo semestre mais produtivo é ainda maior.

Confira também

Anterior

Sem categoria

Escritórios eficientes atraem mais clientes

Você provavelmente já sabe que atingir um alto nível de produtividade no escritório de advocacia é a chave para alavancar […]

Próximo

planejamento segundo semestre

Advocacia

Tudo sobre o atual Código de Processo Civil.

Introdução Desde 2015, com a sanção da Lei nº 13.105, os operadores jurídicos ligaram o alerta para as mudanças trazidas […]