Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Inovação • 17 de julho de 2023

Como a inovação ajuda a tornar o Direito acessível?

acesso à justiça

Navegue por tópicos

Operar as tecnologias para conferir questões legais que envolvem o direito trabalhista, direito da mulher, direito do consumir, compreensão de contratos são algumas das formas de acesso à justiça digitalmente. Com a ampliação dos meios e veículos de informações, a internet pode ser vista como o passo inicial para a busca por uma consultoria legal.   

Antes da era tecnológica, o acesso à justiça era limitado, com processos judiciais demorados devido à comunicação lenta e à dependência de advogados, tribunais físicos e papelada. No entanto, com o surgimento dos computadores nas décadas de 1960 e 1970, houve melhorias significativas. Os tribunais começaram a adotar sistemas eletrônicos para gerenciar processos e documentos legais, tornando os procedimentos judiciais mais ágeis. Apesar disso, esses sistemas eram caros e complexos, restringindo seu alcance. Foi com o advento da Internet nas décadas de 1980 e 1990 que ocorreu uma revolução na forma como o acesso à justiça é concebido.  

A Internet permitiu o acesso a informações legais, recursos e serviços jurídicos de forma mais ampla e acessível. Os tribunais começaram a disponibilizar serviços online, permitindo que as pessoas apresentassem petições, acompanhassem o progresso de seus casos e acessassem recursos legais sem precisar estar fisicamente presentes nos tribunais. Além disso, surgiram plataformas de resolução de disputas online, oferecendo uma alternativa eficiente e econômica aos processos tradicionais. A tecnologia também facilitou a comunicação entre advogados e clientes, permitindo o compartilhamento rápido e seguro de informações.  

Aqui estão alguns exemplos de como a tecnologia tem sido usada para proporcionar o acesso à justiça: 

 

  • Sites e aplicativos que fornecem informações legais; 
  • Ferramentas online que ajudam as pessoas a fazerem negociações; 
  • Serviços de videoconferência que permitem às pessoas se encontrarem com advogados e participarem de processos judiciais de qualquer lugar do mundo; 
  • Softwares de gestão jurídica que ajudam os advogados a cumprirem prazos e terem maior eficiência nos serviços operacionais e advocatícios. 

 

A tecnologia desempenha um papel crucial na promoção do acesso à justiça, tornando-a mais acessível e eficiente para as pessoas em todo o mundo. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a inovação tecnológica pode ajudar nesse sentido: 

  

Acesso remoto 

A tecnologia revolucionou a forma como as pessoas podem acessar serviços jurídicos, eliminando a necessidade de viagens e deslocamentos. Por meio de recursos como videoconferências, chamadas de áudio, e-mails e mensagens, os advogados podem fornecer consultoria jurídica e representação para os clientes sem que estes precisem estar fisicamente presentes. Esse avanço é particularmente benéfico para pessoas em áreas rurais, com mobilidade reduzida ou com recursos financeiros limitados, que antes encontravam dificuldades em acessar serviços jurídicos adequados. Agora, o acesso remoto permite que esses indivíduos obtenham aconselhamento e assistência legal de forma mais conveniente e acessível, superando barreiras geográficas e físicas. 

   

Plataformas de resolução de disputas online 

As plataformas de resolução de conflitos online, conhecidas como Online Dispute Resolution (ODR), desempenham um papel crucial na promoção do acesso à justiça de forma mais ampla e acessível. O ODR refere-se ao uso da tecnologia para facilitar a resolução de disputas, permitindo que as partes envolvidas em um conflito interajam, negociem e encontrem soluções através de meios eletrônicos. 

Uma das principais vantagens do ODR é a sua capacidade de superar as barreiras geográficas e de tempo. Isso é particularmente benéfico em casos de disputas transfronteiriças ou quando as partes estão separadas por longas distâncias. Através do ODR, as partes podem se comunicar, compartilhar informações e negociar de forma eficiente, economizando tempo e recursos financeiros. 

Além disso, o ODR pode reduzir os custos associados à resolução de disputas, tanto para as empresas e escritórios de advocacia, como também para pessoas físicas. Outro aspecto importante do ODR é a sua capacidade de oferecer um ambiente mais amigável e menos intimidante para as partes envolvidas.  

  

Automatização de processos 

A automação jurídica envolve o uso de tecnologia para realizar tarefas e processos legais de forma automatizada, como a redação de documentos legais, a análise de contratos, a pesquisa jurídica e até mesmo a tomada de decisões em certos casos. Essa automação pode trazer uma série de benefícios para o acesso à justiça. 

Em primeiro lugar, a automação jurídica pode aumentar a eficiência e reduzir os custos envolvidos nos processos legais. Tarefas que antes demandavam tempo e recursos significativos podem ser realizadas de forma mais rápida e precisa por meio da automação. Isso pode resultar em uma maior capacidade para os sistemas jurídicos lidarem com um maior volume de casos e para os profissionais do direito atenderem a um número maior de clientes. 

Além disso, a automação jurídica pode contribuir para a padronização e consistência das práticas legais. Ao utilizar algoritmos e padrões predefinidos, a automação pode ajudar a evitar erros humanos e garantir que as decisões e documentos produzidos estejam em conformidade com a legislação aplicável.  

   

Educação jurídica 

A tecnologia permite que as pessoas obtenham educação jurídica online por meio de cursos, webinars e materiais educacionais interativos. Isso capacita os indivíduos a entenderem melhor seus direitos e obrigações, bem como a tomar decisões mais informadas. 

Os sites de busca online também desempenham um papel fundamental na democratização do acesso à justiça. Eles oferecem uma maneira fácil e acessível para as pessoas encontrarem informações legais relevantes, recursos jurídicos e serviços relacionados. Essa facilidade de acesso é especialmente benéfica para aqueles que não têm conhecimento jurídico especializado. 

A pesquisa online permite que os usuários busquem por leis, regulamentos, casos judiciais e outras informações jurídicas relevantes, fornecendo conhecimento básico sobre seus direitos e obrigações legais. Isso capacita as pessoas a entender melhor o sistema jurídico e a tomar decisões informadas sobre suas questões legais e, assim, procurar um profissional.  

Além disso, os sites de busca facilitam a conexão entre as pessoas e serviços jurídicos e advogados. Eles fornecem diretórios de advogados, permitindo que os usuários encontrem profissionais qualificados para representá-los em seus casos. Isso é particularmente útil para indivíduos que estão em áreas geográficas remotas, onde o acesso a advogados especializados pode ser limitado. 

  

Legal Design 

O Legal Design tem ganhado reconhecimento como uma abordagem inovadora e promissora para melhorar o acesso à justiça. Trata-se de aplicar princípios e técnicas de design centrado no usuário ao desenvolvimento de soluções jurídicas, com o objetivo de torná-las mais compreensíveis, acessíveis e eficazes para as pessoas que as utilizam. 

Uma das principais vantagens do Legal Design é a simplificação da linguagem e da apresentação das informações jurídicas. O sistema jurídico é notoriamente complexo e repleto de terminologias e jargões complicados, o que muitas vezes dificulta o entendimento para aqueles que não têm formação jurídica. Por meio do design jurídico, os documentos legais, contratos e informações jurídicas podem ser simplificados e apresentados de maneira clara e compreensível, tornando-os mais acessíveis para um público mais amplo.  

Além disso, o Legal Design também se concentra em melhorar a experiência do usuário no contexto jurídico. Isso significa considerar as necessidades, habilidades e expectativas das pessoas envolvidas em um processo legal. Por exemplo, o design jurídico pode facilitar o acesso aos recursos e serviços jurídicos por meio de interfaces amigáveis e intuitivas em plataformas online, tornando mais fácil para as pessoas encontrar informações relevantes, navegar pelos processos judiciais e acessar serviços legais. 

Em última análise, o Legal Design tem o potencial de tornar o sistema jurídico mais acessível, compreensível e centrado no usuário. Ao simplificar a linguagem jurídica, melhorar a experiência do usuário e promover a participação das partes interessadas, essa abordagem contribui para reduzir as barreiras enfrentadas pelas pessoas no acesso à justiça. Ao tornar as soluções jurídicas mais acessíveis e relevantes, o Legal Design pode aumentar a capacidade das pessoas de entender seus direitos e buscar uma resolução justa e eficaz de suas questões legais. 

  

Assim como a popularização e intensificação das ferramentas tecnológicas não fizeram o direito desaparecer, a mesma compreensão podemos espelhar para o cenário atual com a difusão dos chatbots, as soluções de inteligência artificial. A tecnologia não vem para substituir o profissional do Direito, mas sim para amparar e auxiliar para a execução do ofício com mais eficiência e precisão. A democratização do acesso à justiça por meio das ferramentas tecnológicas ajuda a nivelar o campo de jogo, permitindo que mais pessoas tenham acesso a recursos legais e informações relevantes. Isso pode reduzir a disparidade de poder entre as partes envolvidas em um litígio e contribuir para uma maior justiça e equidade no sistema jurídico.  

  

   

Confira também

Anterior

Inovação

Práticas para implementação de software jurídico

Na era digital, a adoção de softwares jurídicos tornou-se indispensável para escritórios de advocacia modernos. No entanto, a implementação bem-sucedida […]

Próximo

acesso à justiça

Advocacia

Atendimento humanizado no seu escritório de advocacia

O atendimento humanizado no escritório de advocacia é uma tendência que vem se confirmando. Ao contrário do que acontece com […]