Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão • 13 de março de 2018

Tudo o que você precisa saber sobre controle de rotinas nos escritórios

Navegue por tópicos

Definir fluxos de trabalho, alinhar equipe, traçar estratégias de atendimento ao cliente são tarefas que fazem parte do controle de rotinas nos escritórios. O gestor deve se preocupar com prazos, processos e tarefas para não incorrer em erros. Ele pode, preferencialmente, se valer da tecnologia para ter mais benefícios na hora de realizar esse controle. Veja os principais pontos sobre o tema e melhore a gestão do seu escritório de advocacia!

Controle de prazos e processos

A principal questão enfrentada pelos gestores no controle de rotinas nos escritórios é gerir prazos e processos. Não basta apenas atender o cliente, realizar audiências, escrever petições. É preciso acompanhar os andamentos para saber exatamente o que deve ser feito em cada etapa processual. Perder um prazo é quase imperdoável para os advogados, motivo pelo qual esse controle deve ser bastante eficiente.

Muitos profissionais optam por realizar esse controle por meio de planilhas. Nelas, é possível listar e acompanhar os prazos de cada processo, atribuir responsáveis pela tarefa e controlar os encaminhamentos, tudo de forma online (computador, tablet ou smartphone). Caso o escritório tenha um sistema de gestão jurídica, é tudo automatizado por ele.

Controle de tarefas

Além do controle de prazos e processos, os gestores de um escritório de advocacia deve controlar as tarefas de cada profissional. Essa prática de controle de rotinas é fundamental para que saiba exatamente qual seu papel no fluxo de trabalho. Além disso, esse controle envolve a avaliação das atividades realizadas, a restrição de acesso a informações determinadas, e a gestão do tempo da etapa de cada tarefa.

Assim como o controle de prazos e processos, o gestor pode adotar as planilhas e as agendas para gerir tarefas, mas há também a possibilidade de automatizar a atividade por meio do software jurídico. Seria mais fácil, inclusive, utilizar esse programa para delegar tarefas de forma fácil e rápida, bem como se atualizar sobre as atividades com muito mais facilidade.

Uso de tecnologia

Quando o controle de rotinas nos escritórios de advocacia é feito com o auxílio da tecnologia, as tarefas repetitivas são eliminadas, já que serão realizadas pelas ferramentas, especialmente por um software jurídico, e não pela equipe. Com um robô de automação integrado, é possível cadastrar os processos automaticamente e consultá-los com facilidade, acompanhar os andamentos e manter-se atualizado de forma simples, por meio de alertas e e-mails.

O ponto principal do uso de tecnologia é concentrar as informações em um único local, o que facilita muito na hora do controle de rotinas no escritório. Sabe-se, inclusive, que uma boa gestão de dados passa pela centralização, que proporcionará ao gestor ter mais subsídios para tomar decisões e delegar atividades.

Benefícios do controle de rotinas nos escritórios

Um bom controle de rotinas nos escritórios é feito com o auxílio da tecnologia, e vimos como isso facilita a vida do gestor. Os benefícios são inúmeros, mas podemos listar alguns principais:

  • Mapear e controlar todas as rotinas e processos por meio das ferramentas tecnológicas auxilia o profissional a fazer uma gestão eficiente e produtiva;
  • Aumentar a produtividade da equipe faz com que o escritório cresça com mais facilidade e com melhor custo-benefício;
  • A unificação de informações e a padronização de procedimentos possibilita ao gestor tomar decisões mais fundamentadas, o que é fundamental para a estratégia do escritório;
  • No mesmo sentido, com os dados organizados, é possível gerar relatórios essenciais para uma boa gestão;
  • Com o controle de rotinas realizado por meio de um software jurídico, a equipe não precisa ser “cobrada” pessoalmente pelo gestor, o que melhora o clima no ambiente de trabalho.

Realizar o controle de rotinas nos escritórios de advocacia envolve saber como a gestão jurídica pode ser mais eficiente e profissional. A tecnologia é um apoio grande para isso, mas é preciso estar disposto a aprimorar sempre. Leia nosso texto com as principais dicas de gestão jurídica de um escritório e prepare-se!

Confira também

Anterior

Gestão

Desafios e Oportunidades para a Advocacia Empresarial /Cenários

Temos debatido com bastante intensidade, em diversos Escritórios empresariais, os possíveis cenários para crescimento da quantidade de clientes e da […]

Próximo

Gestão

Como melhorar a gestão jurídica com a tecnologia

A presença da tecnologia na gestão jurídica aprimora todos os processos internos de um escritório de advocacia. A equipe de […]