Um trabalho de equipe equilibrado gera muitos resultados positivos para um escritório de advocacia. Isso demanda um envolvimento de todos os profissionais, não só advogados. Com foco e comprometimento, é possível usufruir de muitos benefícios desse trabalho coletivo. Separamos algumas dicas sobre o assunto para você implementar no seu escritório. Acompanhe!
Tenha uma figura de liderança
A faculdade ou a família não ensinam habilidades e comportamentos de liderança. A pessoa que assume o papel de líder já demonstra características próprias dessa “função”. Ela desempenha um papel essencial para garantir um bom trabalho de equipe.
Ocupar um cargo de destaque não basta. O líder serve como referência para os demais, motiva a equipe e corresponde à confiança que recebe. Em outras palavras, ele se mantém próximo à equipe, mostrando-se acessível para resolver as questões que surgem.
Quando alguém lidera a equipe em um escritório de advocacia, o trabalho flui de forma coesa e responsável.
Invista em colaboração
Trabalhar em equipe é colaborar, “jogar junto”. E isso acontece quando o diálogo entre os profissionais é facilitado, aprimorando o fluxo de trabalho. A colaboração pode ser otimizada com soluções tecnológicas, como videoconferência, aplicativos de mensagens, plataformas de gestão de projetos e softwares jurídicos.
Quando se tem visibilidade sobre a carga de trabalho de cada profissional, é possível rearranjar a demanda para aqueles que estão menos atarefados. Esse também é um ponto de colaboração que aumenta a produtividade da equipe e do escritório.
Defina metas e prioridades
Um profissional deve saber exatamente qual sua função dentro do escritório. A partir disso, o trabalho em equipe tem a base para funcionar. Porém, isso só acontece quando são estabelecidas metas e prioridades, tanto individuais quanto coletivas. É, basicamente, criar um método de trabalho.
Os profissionais se enquadram dentro da estrutura do escritório de formas diferentes, mas o fluxo de trabalho depende de todos. Para atingir uma meta, é preciso que cada um execute suas tarefas no momento correto, conforme as prioridades. Isso demanda planejamento, que também é função do líder.
Acompanhe o trabalho da equipe
Delegar tarefas e funções é uma forma de organizar o trabalho em equipe. Mas não basta apenas atribuir a um profissional determinada ação, é preciso acompanhar sua execução para que não haja prejuízo para o fluxo de trabalho.
Se uma petição depende de fundamentação jurisprudencial, o responsável pela pesquisa nos tribunais deve entregar seu trabalho em tempo hábil ao advogado que a escreverá. Uma ótima forma de acompanhar o trabalho coletivo é utilizando um software jurídico.
Utilize um software jurídico
A forma mais fácil de ter um bom trabalho em equipe no escritório de advocacia é automatizar toda a gestão jurídica por meio de um software. Ele aumentará a produtividade por meio do controle de rotinas dos profissionais.
Por meio dele, os advogados podem usufruir do acesso remoto, por meio de dispositivos móveis, o que os permitirá trabalhar de qualquer lugar. Considerando reuniões, audiências e outros compromissos fora do escritório, isso é essencial para que eles consigam concluir suas metas.
O software jurídico também auxilia o líder a delegar tarefas e funções conforme a agenda de cada profissional, bem como acompanhar o trabalho da equipe. Essa ferramenta tecnológica, em suma, possui importante papel para que todos atinjam seus objetivos e trabalhem de uma forma mais eficiente.
Para um bom trabalho em equipe no escritório de advocacia, é preciso organizar toda a rotina do negócio e dos profissionais. Isso pode ser feito com o auxílio de um software jurídico completo, como o CPJ-3C.
E não se esqueça de comemorar e valorizar as conquistas da equipe. É a melhor forma de reconhecer o bom trabalho de todos.