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Advocacia • 12 de abril de 2023

Marketing Jurídico para seu escritório de advocacia

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Por Preâmbulo Tech

marketing jurídico para escritórios de advocacia

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Por Preâmbulo Tech

O marketing jurídico abrange diversas atividades que têm como objetivo aumentar a visibilidade do escritório e fortalecer a sua marca, indo muito além da publicidade e propaganda. O mercado jurídico é altamente competitivo e, por isso, estar por dentro das tendências de marketing para a área do direito faz parte das soft skills dos advogados modernos que desejam se destacar.

Mas, mesmo compreendendo a importância de investir em estratégias de marketing, muitos gestores têm dificuldades em guiá-lo dentro de seus negócios. Mas, para não ser um deles, continue a leitura que eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre marketing jurídico. 

Vamos lá! 

O que é marketing jurídico? 

Marketing jurídico é o conjunto de estratégias e ações que um escritório de advocacia ou um advogado individual utiliza para promover seus serviços, fortalecer sua marca e atrair novos clientes. 

O marketing jurídico abrange diversas atividades, como a criação de conteúdo educativo e desenvolvimento de uma identidade visual forte. Porém, é importante destacar que, como estamos falando de publicidade na advocacia, o marketing jurídico deve seguir as normas e regulamentações estabelecidas pela OAB. 

 

Regulamentação de publicidade na advocacia 

A regulamentação de publicidade para advocacia é definida pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que estabelece as regras e limites para a divulgação dos serviços dos advogados e dos escritórios de advocacia. 

São algumas das regras presentes no código: 

  • É permitido informar o nome do advogado ou do escritório, endereço, telefone, e-mail e site. 
  • Não é permitido utilizar títulos ou qualificações que não tenham sido obtidos, como “especialista” ou “expert”. 
  • Não é permitido utilizar imagens ou textos que possam ser interpretados como sensacionalistas ou apelativos. 
  • Não é permitido veicular informações sobre casos concretos que possam expor o cliente ou violar o sigilo profissional. 
  • Não é permitido oferecer serviços gratuitos ou com descontos em anúncios publicitários.  
  • É permitido patrocinar eventos culturais, científicos ou de interesse da classe. 

A OAB é responsável por fiscalizar e aplicar as sanções previstas em caso de violação das regras de publicidade na advocacia. 

Como guiar o marketing jurídico do seu escritório? 

Para fazer um bom marketing jurídico do seu escritório de advocacia, é preciso saber por onde começar e como finalizar sua estratégia. Por isso, separei alguns passos a serem seguidos para guiar o marketing de uma advocacia.  

Confira a seguir: 

Traçar objetivos quantificáveis e avaliá-los;  

O primeiro passo é definir os objetivos do marketing jurídico do escritório. Eles devem ser claros, específicos, mensuráveis e relevantes para o negócio. Assim, os objetivos podem incluir aumentar o número de clientes, aumentar a receita, fortalecer a marca e melhorar a reputação do escritório. 

Definindo o seu público-alvo 

Para criar uma estratégia de marketing jurídico eficaz, é preciso entender qual é o seu público-alvo. Quem são as pessoas que mais precisam dos serviços do escritório? Como elas podem ser alcançadas? Realizar pesquisas de mercado, análise de concorrentes e estudo das tendências do mercado jurídico podem ajudar nessa tarefa. 

Definir os canais de comunicação 

Após a definição do público-alvo, é importante compreender quais veículos de comunicação estão sendo usados para, assim, seu escritório se fazer presente. Com esse intuito, alguns desses canais podem ser blogs, redes sociais, sites e/ou e-mail marketing.  

Criar conteúdo e estabelecer um relacionamento próximo com os clientes 

O marketing jurídico também pode ser usado para criar um relacionamento mais próximo com os clientes. Isso pode ser feito através da criação de conteúdo relevante e educativo, que ajude os clientes a entender melhor os seus direitos e deveres. Também, é possível criar programas de fidelidade e oferecer serviços personalizados, que atendam às necessidades específicas de cada cliente. 

Medir e avaliar resultados 

É importante acompanhar os resultados da estratégia de marketing jurídico para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Dessa maneira, as métricas que devem ser acompanhadas devem estar alinhadas com o objetivo das ações, podendo ser elas: número de visitas ao site, taxa de conversão e tempo de permanência no site. 

 Para conseguir executar todos esses passos, é recomendado ter o apoio de um profissional ou um time que forneça esse tipo de serviço. Assim como outras áreas de especialidade, o entendimento de marketing requer estudos e dedicação. Por esse motivo, avalie especialistas que possam auxiliá-lo nesse processo! 

Ser parceiro dos especialistas

Os escritórios de advocacia que adotam o marketing jurídico precisam ter um gestor participativo. Há quem opte por ter um profissional interno cuidando das estratégias, enquanto outros preferem contar com agências. Independentemente da escolha, a ideia é atuar como um parceiro.

As estratégias só darão bons resultados se o gestor estiver junto à equipe de marketing para guiar as melhores coordenadas para o escritório. Afinal, ninguém entende melhor do negócio e dos objetivos do que o gestor. Ele não deve apenas contratar o profissional e deixá-lo atuar por conta própria, se mantendo distante. Também não pode acreditar que tem mais conhecimento do que os especialistas, querendo gerenciar o marketing, o que pode mais atrapalhar do que ajudar.

Por isso, sente-se com os profissionais, expondo o objetivo atual que você tem em mente para o marketing jurídico. Fale sobre suas dores, sobre os pontos fortes e fracos, sobre resultados passados, se tiver. Seja um parceiro!

Planejar e rever ações

Dentro da ideia de ser um parceiro, o gestor deve guiar o marketing jurídico do escritório a partir de um planejamento. Neste momento, em que profissionais e gestores trocam ideias sobre os objetivos, as metas e o atual cenário, é fundamental documentar tudo para que entre no planejamento.

É onde entra a já conhecida ferramenta de gestão chamada “Análise SWOT”, que analisa o microambiente (ambiente interno, com forças e fraquezas) e o macroambiente (ambiente externo, com oportunidades e ameaças). Ou seja, para guiar o marketing do seu escritório, o gestor precisa considerar o momento atual e o cenário do mercado e se perguntar se as ações publicitárias atuais estão adequadas para ele. Se sim, o planejamento feito pode ser seguido. Se não, é preciso avaliar e rever as ações de marketing.

Qual o retorno das estratégias de marketing jurídico para seu escritório de advocacia? 

Como vimos nesse artigo, as estratégias de marketing jurídico podem trazer resultados significativos para o escritório, desde a atração de novos clientes até a consolidação da reputação no mercado. 

O primeiro resultado visível é o aumento da visibilidade do escritório. Por meio de estratégias como a criação de um site profissional, a produção de conteúdo relevante e a presença nas redes sociais, é possível ampliar a presença digital do escritório e torná-lo mais acessível aos potenciais clientes. Outro resultado importante é a construção da reputação do escritório. Através de estratégias de marketing bem-sucedidas, o escritório pode se posicionar como referência em sua área de atuação e ganhar a confiança dos clientes. Isso pode resultar em um aumento da fidelização dos clientes, bem como na indicação para novos clientes. 

 

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