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Por Preâmbulo Tech
O módulo de Conta Corrente do CPJ-3C ajuda escritórios a controlar os valores de custas e honorários lançados manualmente, pelo coletor, contrato, SPF (Solicitação de Providência Financeira) ou ACT (Autorização de contratação de terceiros).
A rotina de criar uma conta corrente do cliente deve ser feita pelo cadastro de pessoas, ligado ao contrato (confira como fazer a gestão de contrato dos clientes), com isso o fluxo fica completo sem perda de vínculo nos lançamentos.
- Para acessar o Conta Corrente clique no módulo, e faça a pesquisa pelo nome desejado (que foi anteriormente cadastrado no software). Desta forma é possível analisar o valor a ser faturado para o financeiro;
Ao faturar os lançamentos no conta corrente, o sistema cria um título para controlar o vencimento, no módulo Contas a Pagar e Receber (CPR).
2. Acessando o módulo de conta corrente de custas (basta dar um duplo clique no nome pesquisado), o usuário pode visualizar os valores para criar um título no CPR, para controle do vencimento;
3. Ao encontrar a conta corrente do cliente note que existe um valor a ser cobrado na coluna A faturar, e Saldo, referente ao que não foi recebido (Valor negativo);
4. Clicando em Lançamentos pode-se analisar os valores para fazer o faturamento;
5. Dê um duplo clique na pessoa desejada e clique em Faturar;
6. Ao iniciar o faturamento o sistema abre a primeira tela com seleção por data de lançamento, por lançamentos marcados ou um único lançamento;
7. Escolhendo a opção desejada, abre a tela de criação do título no CPR. Nela você encontra campos para selecionar as Opções de Banco e Conta. Por padrão, a data de vencimento é de 15 dias após a data de faturamento, mas pode ser alterada. Clique em Salvar;
8. Note que as colunas da conta corrente foram alteradas.
- Coluna A faturar: está com o valor zerado, demonstrando que já foi faturado e criado o título no CPR.
- Coluna Saldo: está com o valor negativo em aberto, não recebido.
9. Efetuando uma pesquisa no CPR pode-se verificar o título em aberto;
10. Para baixar o título, clique no ícone de documentos. Confirme os dados da janela “Baixar títulos” e clique em Baixar;
11. Baixando o título no CPR o sistema atualiza a coluna Saldo, zerando a mesma, demonstrando que foi pago e o cliente não está com pendência em custas ou honorários;
12. Caso o título proveniente da conta corrente de custas ou honorário seja baixado com valor menor, o sistema efetua uma pergunta referente ao que deve ser feito com a diferença.
13. Ao escolher a terceira opção “Lançar como diferença a ser faturada no c/c de pessoas”, o valor da diferença vai constar como a faturar na conta corrente do cliente. Assim não se perde o controle dos valores.
Neste tutorial você aprendeu como controlar os valores de custas e honorários no CPJ-3C. Para conhecer mais recursos navegue pelo portal da Universidade Preâmbulo.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou acesse o Painel de Atendimento ao Cliente clicando aqui.