Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão jurídica • 13 de abril de 2023

Identifique os erros na gestão de cobrança

[read_meter]

Por Preâmbulo Tech

gestão de cobrança

Navegue por tópicos

Por Preâmbulo Tech

Você já deve saber que fazer uma boa gestão de cobrança pode ser uma tarefa difícil para um escritório de advocacia. É preciso chegar numa situação de “ganha-ganha” para se considerar que a negociação do débito foi um sucesso. Mas alguns erros podem ser desastrosos na hora de fazer essa gestão, o que compromete o relacionamento entre as partes.

Descubra agora os 5 erros fatais na gestão de cobrança e saiba como fazer a diferença.

1 – Evite uma negociação mal feita

Uma negociação mal feita é um dos erros fatais na gestão de cobrança, porque é certo que a taxa de êxito dela será bastante baixa. E o que é uma negociação mal feita? É aquela em que a abordagem de cobrança não é humanizada, mas é feita distante do cliente, o que demonstra a ele que não há exatamente uma boa vontade na resolução do problema.

Outro ponto de uma má negociação é não adotar boas técnicas conforme o perfil do cliente, bem como não facilitar os canais e as formas de pagamento.

Os escritórios de advocacia que trabalham na área de cobrança devem ter em mente as formas de realizar uma negociação fluida para que obtenham resultados satisfatórios.

2 – Nunca aborde um assunto sem desconhecer de fato o seu cliente

O perfil do cliente que será cobrado deve ser minuciosamente conhecido. Para tanto, é preciso ter um banco de dados completo e atualizado, com os dados pessoais e as melhores formas de entrar em contato. Todas as informações devem ser conhecidas previamente, especialmente endereço e telefone, para poupar desperdício de esforços e aumentar a produtividade na gestão de cobrança. Se você tiver um CRM, tente abastecer com o máximo de informações relativo ao seu cliente e que irá te ajudar na hora de abordar ele e de maneira assertiva.

Desconhecer o cliente é um dos erros fatais, porque cada um possui uma necessidade e uma preferência, e é a partir delas que se pode traçar uma estratégia de cobrança e negociação eficiente.

3 – Fazer contato indevido com um cliente devedor

Uma das consequências do escritório que não conhece bem o cliente a ser cobrado é realizar um contato indevido com ele. Esse erro fatal na gestão de cobrança pode ocorrer de várias formas, como:

Erro no canal de contato escolhido: se o cliente for uma pessoa sem intimidade com a tecnologia, é pouco provável que ele use aplicativos no smartphone ou a internet com frequência. Por isso, é preciso adequar cada canal de atendimento ao devedor para que a cobrança possa ser feita.

Falha na hora do contato: a cobrança pode ser um assunto delicado para o devedor, motivo pelo qual o escritório deve contar com um profissional preparado para realizar essa prática. Sem ele, a abordagem pode ser um desastre. Tente sempre entender se ele pode ter essa conversa no momento da abordagem. Ele pode ter outras pessoas a sua volta, o que pode deixar ele constrangido naquele momento. O melhor é sempre dizer o motivo do contato e perguntar se é possível conversar neste momento ou se prefere agendar uma nova conversa.

4 – Evite obscuridade dos termos na gestão de cobrança

Na hora de cobrar um cliente, o escritório deve ter em mãos todas as informações que fundamentam a cobrança. Qual o contrato deu origem ao débito? Quais as cláusulas que dizem respeito ao pagamento? Documentos que dão margem à dupla interpretação não inspiram confiança, e o cliente certamente levantará essa questão.

A obscuridade dos termos também pode atrapalhar na hora da negociação, especialmente quando ela não é feita formalmente. Em caso de conflito, é a palavra do escritório contra a do cliente. Por este motivo, é fundamental gravar ligações e registrar telas de negociação.

Ao final, o escritório deve resumir para o cliente o que foi acordado, pois a clareza e a transparência deixam a negociação mais fluida e certa. Quando não há esclarecimento final sobre ela, o cliente pode não conseguir assimilar melhor o acordo para que seja realizado o pagamento da dívida.

5 – Ausência de automação na gestão de cobrança

Não utilizar um sistema automatizado na gestão de cobrança é um erro fatal. Sem ele, é muito difícil cadastrar e controlar clientes, pesquisar contratos, gerar e enviar boletos, dentre outras tarefas. As ferramentas operacionais desenvolvidas para otimizar a gestão e a operação de cobrança possibilita também criar estratégias de negociação mais eficientes a partir da análise do devedor.

O uso de tecnologia na gestão estratégica de cobrança pode ser uma solução para todos esses erros fatais que listamos no texto. Quanto melhor a gestão feita pelo escritório de advocacia, maior a satisfação do cliente.

Ficou interessado? Conheça o CPJ-Cobrança, a solução da Preâmbulo para a gestão de cobrança.

Confira também

Anterior

Gestão jurídica

Marketing Jurídico para seu escritório de advocacia

O marketing jurídico abrange diversas atividades que têm como objetivo aumentar a visibilidade do escritório e fortalecer a sua marca, […]

Próximo

gestão de cobrança

Estratégia

Falta de tecnologia nos escritórios de advocacia

Um negócio que não acompanha a revolução tecnológica está fadado ao fracasso. Se essa afirmação lhe parece exagerada, talvez seja […]