Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Workflow • 8 de maio de 2018

5 motivos para automatizar o fluxo de tarefas

Navegue por tópicos

A automação jurídica é um conceito relativamente novo que vem tomando grandes proporções em empresas e escritórios de advocacia. Ela passa pela contratação de um software jurídico e da adoção de ferramentas para automatizar as atividades de suporte ao serviço prestado pelos advogados.

Mas por que automatizar o fluxo de tarefas? Veja 5 motivos para adotar a automação jurídica!

Segurança nas informações

A segurança da informação é prioridade para qualquer tipo de negócio. Afinal, todas as empresas lidam com dados estratégicos e sigilosos que devem ser geridos com o máximo de cuidado possível, pois são a chave para o crescimento. Agora, imagine lidar com todas essas informações de forma arcaica, sem automação?

A tecnologia e suas ferramentas são as maiores responsáveis pela boa gestão de dados provenientes de cada etapa do fluxo de tarefas. Especialmente quando falamos de serviços jurídicos, é preciso ter as informações dos clientes e dos processos sempre visíveis e seguras durante o processo de trabalho. Sem a automação, o risco de manipular esses dados é enorme.

Transparência no processo de trabalho

A automação do controle e do fluxo de tarefas no escritório de advocacia ou no departamento jurídico de uma empresa é uma prática voltada à transparência dos processos de trabalho. Em uma de suas muitas facetas, a automação auxilia o gestor a compreender todas as etapas dos processos internos, bem como a forma de integração entre os os setores.

Quando o administrador consegue visualizar com clareza o que é feito em cada etapa do fluxo de tarefas, identifica com mais facilidade os erros que podem prejudicar o andamento dos trabalhos. Assim, é possível repará-los e otimizar as atividades das equipes.

Aumento da produtividade

Automatizar o fluxo de tarefas é uma forma de ter método e organização no processo de trabalho. A automação é, por isso, uma grande aliada da produtividade, porque otimiza todas as atividades de uma empresa ou de um escritório de advocacia.

Primeiramente, por meio dela, é possível ter mais controle sobre o trabalho de cada profissional. E aqui não falamos daquele chefe insuportável que fica em cima do subordinado durante todo o expediente. O controle sobre o processo de trabalho, nos serviços jurídicos, é delimitar prazos, delegar atividades aos profissionais corretos, dentre outras tarefas. Quando existe a automação para organizar esse fluxo, cada um sabe exatamente o que fazer e quando fazer.

Além disso, a equipe não precisará perder tempo com tarefas repetitivas e burocráticas, já que muitas ferramentas tecnológicas de automação, como o software jurídico, substituem os profissionais nessas atividades.

Ou seja, é possível notar um ganho enorme de produtividade, já que as equipes se dedicarão às atividades em que são essenciais, deixando as atividades de suporte por conta da tecnologia.

Foco na estratégia

Em uma empresa, o gestor tem sempre uma conta simples na cabeça: mais produtividade da equipe é sinônimo de mais competitividade. Profissionais que investem seu tempo na atividade principal utilizam a tecnologia para as atividades secundárias e focam na estratégia do negócio.

Isso significa mais tempo para investir na prospecção de clientes, na construção e afirmação da marca no mercado.

Organização da gestão

As ferramentas utilizadas para automatizar o fluxo de tarefas promovem agilidade e eficiência no trabalho. Mas, antes disso, conferem organização à gestão do negócio ao contribuir para integrar as etapas e as equipes.

Pense que, ao administrar um processo, o profissional deve saber que não há como separá-lo da gestão financeira. A cobrança ao cliente faz parte de algumas etapas do processo, conforme o contrato firmado. Se não houver organização por meio da automação, isso pode se tornar um problema. Por isso, automatizar o fluxo de tarefas ajuda a criar procedimentos para agilizar o processo de trabalho.

Investir em automação é o primeiro passo para melhorar a gestão de um negócio por meio do controle do fluxo de tarefas. Os benefícios para quem a adota são evidentes e contribuem para o crescimento da empresa. Já experimentou as ferramentas tecnológicas que podem fazer a diferença no seu negócio? Você conhece o workflow?

Confira também

Anterior

Workflow

Seu escritório vende Preço ou Valor?

A advocacia atual passa por uma fase em que a concorrência extremamente acirrada em conjunto com um cliente cada vez […]

Próximo

Workflow

Workflow: organização e tecnologia na advocacia

Perda de tempo, baixa produtividade, dificuldade de crescimento. Se o seu escritório de advocacia sofre com algum desses problemas, pode […]