Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Advocacia • 12 de abril de 2023

Marketing Jurídico para seu escritório de advocacia

marketing jurídico para escritórios de advocacia

Navegue por tópicos

O marketing jurídico abrange diversas atividades que têm como objetivo aumentar a visibilidade do escritório e fortalecer a sua marca, indo muito além da publicidade e propaganda. O mercado jurídico é altamente competitivo e, por isso, estar por dentro das tendências de marketing para a área do direito faz parte das soft skills dos advogados modernos que desejam se destacar.

Mas, mesmo compreendendo a importância de investir em estratégias de marketing, muitos gestores têm dificuldades em guiá-lo dentro de seus negócios. Mas, para não ser um deles, continue a leitura que eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre marketing jurídico. 

Vamos lá! 

O que é marketing jurídico? 

Marketing jurídico é o conjunto de estratégias e ações que um escritório de advocacia ou um advogado individual utiliza para promover seus serviços, fortalecer sua marca e atrair novos clientes. 

O marketing jurídico abrange diversas atividades, como a criação de conteúdo educativo e desenvolvimento de uma identidade visual forte. Porém, é importante destacar que, como estamos falando de publicidade na advocacia, o marketing jurídico deve seguir as normas e regulamentações estabelecidas pela OAB. 

 

Regulamentação de publicidade na advocacia 

A regulamentação de publicidade para advocacia é definida pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que estabelece as regras e limites para a divulgação dos serviços dos advogados e dos escritórios de advocacia. 

São algumas das regras presentes no código: 

  • É permitido informar o nome do advogado ou do escritório, endereço, telefone, e-mail e site. 
  • Não é permitido utilizar títulos ou qualificações que não tenham sido obtidos, como “especialista” ou “expert”. 
  • Não é permitido utilizar imagens ou textos que possam ser interpretados como sensacionalistas ou apelativos. 
  • Não é permitido veicular informações sobre casos concretos que possam expor o cliente ou violar o sigilo profissional. 
  • Não é permitido oferecer serviços gratuitos ou com descontos em anúncios publicitários.  
  • É permitido patrocinar eventos culturais, científicos ou de interesse da classe. 

A OAB é responsável por fiscalizar e aplicar as sanções previstas em caso de violação das regras de publicidade na advocacia. 

Como guiar o marketing jurídico do seu escritório? 

Para fazer um bom marketing jurídico do seu escritório de advocacia, é preciso saber por onde começar e como finalizar sua estratégia. Por isso, separei alguns passos a serem seguidos para guiar o marketing de uma advocacia.  

Confira a seguir: 

Traçar objetivos quantificáveis e avaliá-los;  

O primeiro passo é definir os objetivos do marketing jurídico do escritório. Eles devem ser claros, específicos, mensuráveis e relevantes para o negócio. Assim, os objetivos podem incluir aumentar o número de clientes, aumentar a receita, fortalecer a marca e melhorar a reputação do escritório. 

Definindo o seu público-alvo 

Para criar uma estratégia de marketing jurídico eficaz, é preciso entender qual é o seu público-alvo. Quem são as pessoas que mais precisam dos serviços do escritório? Como elas podem ser alcançadas? Realizar pesquisas de mercado, análise de concorrentes e estudo das tendências do mercado jurídico podem ajudar nessa tarefa. 

Definir os canais de comunicação 

Após a definição do público-alvo, é importante compreender quais veículos de comunicação estão sendo usados para, assim, seu escritório se fazer presente. Com esse intuito, alguns desses canais podem ser blogs, redes sociais, sites e/ou e-mail marketing.  

Criar conteúdo e estabelecer um relacionamento próximo com os clientes 

O marketing jurídico também pode ser usado para criar um relacionamento mais próximo com os clientes. Isso pode ser feito através da criação de conteúdo relevante e educativo, que ajude os clientes a entender melhor os seus direitos e deveres. Também, é possível criar programas de fidelidade e oferecer serviços personalizados, que atendam às necessidades específicas de cada cliente. 

Medir e avaliar resultados 

É importante acompanhar os resultados da estratégia de marketing jurídico para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Dessa maneira, as métricas que devem ser acompanhadas devem estar alinhadas com o objetivo das ações, podendo ser elas: número de visitas ao site, taxa de conversão e tempo de permanência no site. 

 Para conseguir executar todos esses passos, é recomendado ter o apoio de um profissional ou um time que forneça esse tipo de serviço. Assim como outras áreas de especialidade, o entendimento de marketing requer estudos e dedicação. Por esse motivo, avalie especialistas que possam auxiliá-lo nesse processo! 

Ser parceiro dos especialistas

Os escritórios de advocacia que adotam o marketing jurídico precisam ter um gestor participativo. Há quem opte por ter um profissional interno cuidando das estratégias, enquanto outros preferem contar com agências. Independentemente da escolha, a ideia é atuar como um parceiro.

As estratégias só darão bons resultados se o gestor estiver junto à equipe de marketing para guiar as melhores coordenadas para o escritório. Afinal, ninguém entende melhor do negócio e dos objetivos do que o gestor. Ele não deve apenas contratar o profissional e deixá-lo atuar por conta própria, se mantendo distante. Também não pode acreditar que tem mais conhecimento do que os especialistas, querendo gerenciar o marketing, o que pode mais atrapalhar do que ajudar.

Por isso, sente-se com os profissionais, expondo o objetivo atual que você tem em mente para o marketing jurídico. Fale sobre suas dores, sobre os pontos fortes e fracos, sobre resultados passados, se tiver. Seja um parceiro!

Planejar e rever ações

Dentro da ideia de ser um parceiro, o gestor deve guiar o marketing jurídico do escritório a partir de um planejamento. Neste momento, em que profissionais e gestores trocam ideias sobre os objetivos, as metas e o atual cenário, é fundamental documentar tudo para que entre no planejamento.

É onde entra a já conhecida ferramenta de gestão chamada “Análise SWOT”, que analisa o microambiente (ambiente interno, com forças e fraquezas) e o macroambiente (ambiente externo, com oportunidades e ameaças). Ou seja, para guiar o marketing do seu escritório, o gestor precisa considerar o momento atual e o cenário do mercado e se perguntar se as ações publicitárias atuais estão adequadas para ele. Se sim, o planejamento feito pode ser seguido. Se não, é preciso avaliar e rever as ações de marketing.

Qual o retorno das estratégias de marketing jurídico para seu escritório de advocacia? 

Como vimos nesse artigo, as estratégias de marketing jurídico podem trazer resultados significativos para o escritório, desde a atração de novos clientes até a consolidação da reputação no mercado. 

O primeiro resultado visível é o aumento da visibilidade do escritório. Por meio de estratégias como a criação de um site profissional, a produção de conteúdo relevante e a presença nas redes sociais, é possível ampliar a presença digital do escritório e torná-lo mais acessível aos potenciais clientes. Outro resultado importante é a construção da reputação do escritório. Através de estratégias de marketing bem-sucedidas, o escritório pode se posicionar como referência em sua área de atuação e ganhar a confiança dos clientes. Isso pode resultar em um aumento da fidelização dos clientes, bem como na indicação para novos clientes. 

 

Confira também

Anterior

Advocacia

Por que usar workflow no escritório de advocacia?

O workflow no escritório de advocacia possui funções muito bem definidas. Seu ponto principal é profissionalizar a padronização de procedimentos, gerando precisão nos fluxos de tarefas.

Próximo

marketing jurídico para escritórios de advocacia

Gestão jurídica

Identifique os erros na gestão de cobrança

Você já deve saber que fazer uma boa gestão de cobrança pode ser uma tarefa difícil para um escritório de […]