Gestão 3.0: melhore sua liderança no escritório de advocacia

A Gestão 3.0 propõe uma liderança no escritório de advocacia mais colaborativa, criativa e eficiente. Com foco em autonomia, engajamento e melhoria contínua, ela fortalece equipes e impulsiona o crescimento sustentável. Descubra como aplicar essa abordagem no seu time.
Reunião estratégica em escritório de advocacia com abordagem de Gestão 3.0

Indice

A liderança no escritório de advocacia é um ponto de coesão na prestação dos serviços jurídicos. E se você está interessado neste texto, é porque se preocupa com a performance do seu time, o que demonstra uma qualidade admirável em um líder. Saiba que isso tem tudo a ver com a chamada Gestão 3.0.

Falaremos um pouco sobre ela, seus pilares e os benefícios que ela pode trazer para o sucesso do escritório. Confira!

Gestão 3.0

O conceito de Gestão 3.0 apareceu com Jurgen Appelo, autor do livro Management 3.0 e gestor de empresas de tecnologia que falharam por problemas na administração.

Em seu texto “What Management 3.0 is About”, ele define a Gestão 3.0 como “uma mentalidade de mudança contínua, combinada com jogos, ferramentas e práticas para ajudar qualquer funcionário a gerenciar uma empresa. Portanto, é uma maneira de ver os sistemas de trabalho. A gestão 3.0 segue a ideia de que 95% do desempenho da empresa é fruto do todo e não de um único indivíduo, ela examina e analisa como esse sistema pode encontrar as soluções certas para melhorar a liderança nas organizações”.

Com essa definição, você deve estar se lembrando da gestão ágil na advocacia. E não sem razão. Conforme conceituamos em outra oportunidade, gestão ágil é um modelo de gestão que se utiliza de um conjunto de técnicas e metodologias para tornar o ambiente de uma organização o mais livre possível. Assim, é focado na autonomia e na auto-organização das equipes.

Por isso, considera-se que a Gestão 3.0 é uma abordagem ágil. No entanto, com a diferença de que um está focado em entregar projetos, e outro foca no crescimento da organização e das pessoas.

E no mundo jurídico? A Gestão 3.0 depende do exercício da liderança no escritório de advocacia. Dessa maneira, uma boa forma é colocar em prática os pilares dessa gestão.

Pilares da gestão 3.0

A gestão 3.0 é baseada em 6 pilares: energizar pessoas, empoderar equipes, alinhar limitações, desenvolver competências, crescer a estrutura e melhorar tudo. Sendo assim, a liderança no escritório de advocacia será fundamental para colocá-los para funcionar.

Energizar pessoas

As pessoas são a parte mais importante da empresa. Portanto, sendo uma tarefa fundamental da liderança no escritório de advocacia. Sobretudo, profissionais precisam estar motivados, engajados, ativos e dispostos. Para tanto, é preciso criar um ambiente criativo e aplicar os motivadores: curiosidade, honra, aceitação, maestria, poder, liberdade, relacionamento, ordem, objetivo e status.

Empoderar equipes

Equipes se sentem empoderadas quando podem atuar com liberdade, desenvolvendo sua capacidade de autogestão. Para isso, o gestor de um escritório deve delegar atividades e dar confiança para elas. Essa delegação deve ser feita de forma equilibrada, considerando a maturidade do time e o tipo de decisões que serão tomadas.

Alinhar limitações

As limitações em um escritório podem se referir aos seus objetivos e a seus valores. Somente o engajamento do time não é suficiente. A liderança no escritório de advocacia deve definir as metas, bem como o prazo para alcançá-las e seu encaixe no propósito da sua empresa. Lembra-se de quando falamos da metodologia SMART na definição de metas? Ela entra nesse ponto, para descobrir as limitações.

Além disso, por meio da missão, da visão e dos valores do escritório, os profissionais conseguem se guiar nas suas ações. É a melhor forma de criar e consolidar a cultura organizacional.

Desenvolver competências

A execução do bom trabalho de uma equipe empoderada demanda capacidade e conhecimento. Por isso, a liderança no escritório de advocacia na Gestão 3.0 deve saber quais os comportamentos das suas equipes (todas as áreas). Para tanto, é preciso realizar reuniões produtivas e melhorar os feedbacks.

Um time que recebe uma avaliação tem um propósito e vê abertura em diálogo. Isso é fundamental para desenvolver competências e ter sugestões. Além do feedback direcionado para os times, a gestão 3.0 fomenta o chamado Feedback Wrap: explique o contexto, faça uma lista com observações, expresse seus sentimentos, e explique o valor, e ofereça sugestões.

É uma forma de criar um ambiente de aprendizado contínuo.

Crescer o escritório

O crescimento do escritório de advocacia é um desejo de todos os profissionais. Apesar de não ser possível controlar fatores externos, como acontecimentos políticos e econômicos que podem ditar tendências de crescimento, a liderança no escritório de advocacia pode repensar a estrutura física e organizacional quanto ao pessoal.

Em outras palavras, é contratar conforme os objetivos, delimitando bem o papel de cada profissional. Isso cria um ambiente de trabalho colaborativo e consciente.

Melhorar tudo

A gestão 3.0 é um tipo de metodologia que utiliza os erros como parte do processo de melhoria contínua. Às vezes, para fazer crescer o escritório, é preciso voltar alguns passos. Para conduzir uma mudança, é preciso fazer com que a estagnação incomode. Isso tornará os movimentos de melhoria mais naturais.

A liderança no escritório de advocacia tem também esse papel de gerenciar a equipe de maneira criativa para a melhoria contínua. Cultivar a diversidade, confiar nas práticas da gestão 3.0, otimizar mudanças são algumas práticas neste sentido.

Gestão 3.0: Como energizar pessoas e impulsionar resultados com liderança moderna

Outros conteúdos sobre Escritório de Advocacia

Benefícios dessa gestão para a liderança no escritório de advocacia

A gestão 3.0 é uma série de práticas voltadas para a autonomia das equipes. Se elas possuem capacidade e motivação para agir, podem trazer uma série de benefícios para o negócio. Mas isso depende diretamente da atuação da liderança no escritório de advocacia. Se isso acontecer, será possível notar:

  • Engajamento das equipes, o que tornará o crescimento do escritório natural;
  • Tarefas bem delimitadas, o que evitará a sobrecarga e contribuirá para um fluxo de trabalho otimizado;
  • Escritório dinâmico, com capacidade de mudar comportamentos diante das situações que o mercado impõe.

Por ser focado na autonomia das equipes, a gestão 3.0 pode ser facilitada com o uso de ferramentas que contribuem com sua organização e produtividade. O software jurídico CPJ-3C possui funcionalidades como timesheet, workflow e relatórios que otimizam toda a gestão.

A liderança no escritório de advocacia deve estar sempre antenada às novas possibilidades de gestão. Assim, poderá fazer com que o negócio cresça de forma sustentável, com profissionais engajados, como defende a gestão 3.0. E a tecnologia é uma grande aliada para isso, software jurídico!

Preâmbulo Tech

FAQ: Gestão 3.0 no escritório de advocacia

1. O que é Gestão 3.0?

É uma abordagem de liderança que prioriza autonomia, colaboração e melhoria contínua. Além disso, considera que o desempenho vem do sistema como um todo, e não de indivíduos isolados.

2. Qual a diferença entre Gestão 3.0 e gestão ágil?

Embora ambas sejam ágeis, a Gestão 3.0 foca no crescimento de pessoas e da organização, enquanto a gestão ágil concentra-se na entrega de projetos.

3. Escritórios pequenos também podem usar?

Sim! Afinal, a Gestão 3.0 se adapta a qualquer porte, desde que haja abertura para mudança e foco nas pessoas.

4. Quais os benefícios para a liderança?

Principalmente: mais engajamento, menos sobrecarga e um time mais autônomo e motivado para crescer com o escritório.

5. A tecnologia ajuda na Gestão 3.0?

Com certeza. Ferramentas como o CPJ-3C organizam rotinas, distribuem tarefas e facilitam o autogerenciamento das equipes.

Software jurídico, negocial e inteligência artificial em um só lugar

Picture of Andressa Souza

Andressa Souza

Gerente de Marketing na Preâmbulo Tech, especialista com mais de 15 anos em Marketing de Performance, Growth, Comunicação Estratégica e Inteligência de Dados.

Artigos relacionados