Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Gestão jurídica • 6 de fevereiro de 2019

Dicas para gestão de equipes na advocacia

gestão de equipes na advocacia

Navegue por tópicos

Uma boa gestão de equipes na advocacia tem um impacto muito positivo no sucesso do negócio. O colaborador que está satisfeito no ambiente de trabalho é mais produtivo e comprometido com a missão, a visão e os valores do escritório. Para promover um bom clima organizacional e o desenvolvimento de pessoas, o gestor possui um papel fundamental. Afinal, ele é um dos líderes do escritório.

Quer saber como fazer essa gestão de equipes na advocacia? Separamos 5 dicas para o desenvolvimento do seu time!

Defina as atribuições de cada colaborador

Em qualquer negócio, um time só consegue se desenvolver se cada colaborador souber exatamente o que precisa executar. Na gestão de equipes na advocacia não é diferente. É preciso delimitar as atribuições de cada profissional, desde a secretaria até os sócios. Somente com essa definição é possível alcançar resultados positivos com as atividades desempenhadas.

Dentro de um escritório, há muitos profissionais diferentes. Não se aplica mais a ideia de que um advogado realiza qualquer tipo de atividade. Pelo contrário, uma boa gestão de equipes na advocacia respeita a experiência, a personalidade e a capacidade profissional de cada um.

Enquanto um advogado pode ter vasta experiência em contencioso de massa, outro domina o marketing jurídico. Há aqueles especialistas em produzir petições iniciais complexas e bem fundamentadas, enquanto outros são experts em novas tecnologias. Respeitar essas especificidades contribui para manter os profissionais sempre motivados, o que também melhora o clima organizacional.

O gestor que é perceptivo e sensível às habilidades de cada membro da equipe não terá dificuldades em definir as atribuições de todos os colaboradores.

Tenha um bom fluxo de tarefas

A gestão de equipes na advocacia depende de uma boa gestão dos processos internos, executados no ambiente de trabalho. Em outras palavras, é preciso gerar precisão no fluxo de tarefas. Mas por quê?

O gestor precisa acompanhar o trabalho realizado por todos os colaboradores. Para tanto, deve saber onde começa e termina determinada atribuição. E isso só é possível quando há organização no fluxo de tarefas. Cada atividade possui uma especificidade e um prazo para ser executada. Ou seja, é preciso ter um banco de dados com as informações relevantes dos processos para que o acompanhamento de demandas seja possível.

É também esse workflow (conjunto de regras de controle de informações e ações processuais do escritório de advocacia) que permite a análise sobre metas. E sabe como fazer isso de forma simplificada? Automatizando o fluxo de tarefas.

Crie planos de carreira

Um dos pilares da motivação de um profissional é sua valorização. Isso inclui, dentre outras medidas, a perspectiva de crescimento, o aumento de remuneração e benefícios futuros. Em suma, um bom plano de carreira. Ele é fundamental para uma boa gestão de equipes na advocacia, pois estimula diretamente o desenvolvimento do time.

É preciso descrever os níveis profissionais existentes no escritório, as regras para especialização e para candidatura ao cargo desejado. Veja alguns pontos interessantes que devem constar no plano de carreira:

  • Requisitos básicos para alcançar cada nível, bem como a especialidade exigida;
  • Deveres e responsabilidades de cada função;
  • Atribuições;
  • Valor da remuneração;
  • Passos necessários para atingir todos os níveis;
  • Critérios de avaliação de desempenho, essenciais para a promoção de funcionários.

Invista na comunicação interna

Não é possível fazer a gestão de equipes na advocacia sem uma comunicação interna eficaz. Ela não só evita mal-entendidos e desavenças desnecessárias, mas é uma das bases de um fluxo de tarefas preciso. Na verdade, existem várias facetas da comunicação interna.

A primeira é aquela que se relaciona com o clima organizacional, que promove a integração entre os colaboradores. Cursos e treinamentos, happy hours e festas de fim de ano, bem como outros eventos significativos são uma ótima forma de gerar esse elo na equipe.

A segunda acepção da comunicação interna diz respeito ao desenvolvimento da equipe em si. O gestor, ao definir as atribuições de cada profissional, deve informá-lo com clareza quais são as expectativas de desempenho individual e coletivo. Cada tarefa deve gerar um resultado. E isso se aplica na gestão dos processos ou no relacionamento com clientes. Envolve todo o escritório. A partir dessa comunicação, cada um consegue se desenvolver e se auto gerenciar para cumprir o esperado.

Outro ponto pertinente à comunicação é o feedback. Em um escritório, não se pode ter somente o retorno dos clientes, que são imprescindíveis. Para ajustar condutas da equipe interna, é necessário o feedback, que deve ser imediato ao fato.

Quem recebe o feedback pode ter uma evolução comportamental, já que há a oportunidade de desenvolvimento, crescimento e aprendizagem prática. Aquele que dá o feedback o faz com a intenção de alinhar perspectivas e desenvolver o profissional. Esse processo, obviamente, deve ocorrer de forma privada, para preservar todos os envolvidos.

Derivado do feedback, o reconhecimento é essencial para a comunicação interna. Reconhecer que um profissional impacta positivamente no escritório é uma forma de motivá-lo e valorizar seu trabalho. A equipe se engaja mais ao criar essa conexão emocional e essa autoconfiança. O resultado é um desempenho melhor.

Utilize um software jurídico

Utilizar a tecnologia para fazer a gestão de equipes na advocacia é primordial. Um software jurídico pode contribuir para que o gestor desenvolva seu time de forma organizada e eficiente.

O CPJ-3C, por exemplo, realiza o controle de prazos e tarefas, gerindo os compromissos de cada profissional. Eles são notificados pelo sistema e recebem lembretes por e-mail. Também permite a delegação de atividades aos outros usuários, controlando o fluxo de trabalho e aumentando a produtividade.

Há também a possibilidade de compartilhar a agenda para que a equipe saiba se situar enquanto coletividade. Ela é atualizada em tempo real, permitindo ao gestor ter uma visão global da agenda do escritório. Assim, torna-se mais fácil organizar o tempo de trabalho e o fluxo de tarefas.

No tocante à capacitação da equipe quanto à tecnologia, seus especialistas oferecem treinamentos online ou presenciais completos para que toda a equipe do escritório de advocacia obtenha os melhores resultados com a ferramenta.

Para desenvolver bem um time, o gestor deve saber formas de realizar uma boa gestão de equipes na advocacia. Com essas dicas, você terá profissionais motivados e com ótimo desempenho, com o escritório pronto para crescer!

Confira também

Anterior

Gestão jurídica

Monitoria de Qualidade. Por que Investir?

A premissa de qualquer empresa, independentemente de seu segmento, é ter um atendimento de qualidade, mas para que isso seja […]

Próximo

gestão de equipes na advocacia

Gestão

Gestão ágil na advocacia: é possível?

Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! Empresas altamente inovadoras tem como premissa de administração a chamada […]