Navegue por tópicos
Por Preâmbulo Tech
Nos últimos anos, com a democratização do acesso à justiça, tornou-se mais fácil iniciar uma ação judicial contra uma empresa. As pessoas procuram se informar sobre seus direitos em blogs e fóruns, e compartilham sua experiência em sites, como o Reclame Aqui. As empresas que não têm departamentos jurídicos estruturados estão sujeitas a momentos bem difíceis.
Por isso, ter uma gestão para departamento jurídico eficiente é importante. Neste post, apontamos os benefícios dela e como conseguir atingi-la. Acompanhe!
Benefícios da boa gestão para departamento jurídico
A boa gestão para departamento jurídico traz benefícios para toda a empresa. Afinal, é um setor estratégico para o negócio, especialmente diante desse cenário que demonstramos. Conduzir o departamento de forma eficiente quer dizer atuar de forma preventiva, subsidiar as tomadas de decisões dos empresários, ser integrado com outros setores e muito mais. Tudo isso traz vantagens, e mencionamos algumas a seguir.
Implementação de práticas de gerenciamento
A gestão para departamento jurídico possui uma dimensão muito interessante: a implementação de práticas de gerenciamento. Em outras palavras, adotar uma gestão estratégica, planejando as ações e a atuação do departamento, analisando os resultados e fazendo melhorias.
Um departamento que adota tais práticas é capaz de influenciar em toda a empresa, especialmente na tomada de decisões fundamentada por parte dos gestores. E para conseguir implementar a gestão estratégica, é preciso realizar reuniões gerenciais com a equipe para realizar um diagnóstico do setor. A partir de então, é possível encontrar soluções para as dificuldades e projetar avanços.
Aumento no desempenho
Se o departamento jurídico é fundamental para dar informações valiosas aos empresários, é natural que as decisões afetem o desempenho do negócio. E quando há uma análise bem feita, os resultados são positivos. Em outras palavras, uma boa gestão para departamento jurídico eleva a competitividade da empresa.
Para que isso ocorra, novamente se destaca a integração do departamento com outros setores, para que a análise seja feita considerando o contexto empresarial e a experiências das outras áreas.
Estímulo ao networking
Neste mesmo sentido de integração, pode-se perceber que uma gestão para departamento jurídico eficiente estimula o networking frequentemente. Afinal, ter parceiros valiosos no negócio pode trazer muitas vantagens à empresa.
Imagine que a organização é demandada na justiça em um assunto que nunca apareceu no departamento. Dada a sua complexidade, é fundamental ter auxílio de um especialista. Se o gestor já possui um escritório de advocacia parceiro e especializado no tema, o problema já está resolvido. Quando se tem parceiros de confiança, frutos do networking, o departamento consegue ter maior desempenho.
Melhoria na percepção do valor agregado pelo departamento jurídico
O cliente do departamento jurídico é exclusivamente a empresa, certo? Em muitos locais, os empresários têm uma visão distorcida do que esse setor representa. Para muitos, é somente um centro de custos. No entanto, quando há uma boa gestão para departamento jurídico, os profissionais demonstram que suas atuações são de parceiros de negócios, e não de burocratas.
Para que isso ocorra, é preciso se aproximar das outras áreas, entender suas expectativas, antecipar suas necessidades e atuar preventivamente. Com tantas informações disponíveis, o departamento conseguirá se posicionar de forma estratégica no negócio. É, assim, fundamental conhecer a fundo o negócio da empresa para mostrar que existe um alto valor agregado.
Um bom gestor, certamente, está preocupado em visitar as diversas áreas, participar da reunião da área comercial, ser incluído nos comunicados internos de todos os setores e muito mais.
Formas de aprimorar a gestão para departamento jurídico
Para que a empresa usufrua desses benefícios, a gestão para departamento jurídico deve ser aprimorada constantemente. E existem algumas boas formas para isso, como jurimetria, análise de indicadores e uso de ferramenta de resolução de disputas online.
Jurimetria
A jurimetria é uma metodologia de estudo utilizada para compreender processos e fatos jurídicos a partir de modelos estatísticos. Ela analisa todos os dados das decisões judiciais para compreender seus padrões. Por isso, é utilizada para aprimorar a gestão para departamento jurídico e torná-lo mais competitivo.
Com o método, o departamento toma decisões a partir da análise do padrão de comportamento de determinado magistrado e da atuação da parte contrária. Ou seja, coloca os advogados da empresa em situação privilegiada. Ela também contribui bastante para o trabalho de advogados iniciantes e os estagiários, que conseguem ter acesso a uma “inteligência” antes restrita a profissionais experientes.
Análise de indicadores
Os indicadores são importantes para alinhar as atividades da equipe, garantir produtividade e controle financeiro, melhorar o desempenho dos profissionais e conquistar resultados expressivos. É uma maneira de ter um trabalho orientado para resultados. A análise dos indicadores deve ocorrer dentro do departamento jurídico, mas também em escritórios parceiros. Assim, o gestor consegue ter uma visão global da atividade jurídica pertinente ao negócio.
Mensurar o desempenho das equipes ainda não é algo muito utilizado em estrutura que envolvem profissionais do meio jurídico. No entanto, essas ferramentas apontam os pontos fortes e fracos do time. Acompanhar atividades simples e complexas é fundamental para otimizar a gestão para departamento jurídico.
Ferramenta de resolução de disputa online
Realizar acordos ao invés de manter o litígio judicializado é a melhor opção para todas as partes envolvidas. Eles geram benefícios a todos, como menor gasto com custas judiciais e honorários, agilidade no encerramento de processos e maior satisfação quanto à resolução da demanda.
Por isso, para otimizar a gestão para departamento jurídico, o uso de uma ferramenta de resolução de disputa online é muito eficiente. Com ela, as partes submetem a um terceiro a análise e a sugestão de solução do conflito. Caso aceitem, o caso está resolvido. E diminuir o número de demandas judiciais em que o departamento jurídico atua é muito importante para que os profissionais se dediquem a outras atividades estratégicas para a empresa.
A plataforma Acordo Fechado é uma boa opção para fazer acordos em litígios, por exemplo.
A gestão para departamento jurídico também pode ser aprimorada com a inserção de outras soluções tecnológicas, como o software jurídico. O CPJ-3C é um dos destaques do mercado. Que tal conhecê-lo um pouco melhor?