Acessibilidade


  • Zoom

  • Contraste

Tecnologia • 23 de novembro de 2021

Vantagens de ter um gerenciador de processos judiciais

gerenciador-processos-judiciais

Navegue por tópicos

Os gestores de negócios jurídicos bem-sucedidos utilizam a tecnologia a seu favor. Por isso, é muito comum que usem um gerenciador de processos judiciais para aprimorar suas atividades.

Também conhecido como software jurídico, pois vão além do controle de ações judiciais, essa ferramenta é indispensável para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Você está em dúvida se essa tecnologia é para seu negócio? Confira as vantagens de ter um gerenciador de processos judiciais!

#Um bom software jurídico organiza o fluxo de trabalho e deixa a equipe mais produtiva

Qual o caminho de um processo judicial dentro do escritório ou departamento jurídico? É marcada uma primeira reunião com o cliente (interno, se for o departamento da empresa) para entender qual a demanda e o objeto da ação.

Os profissionais entram em ação para realizar o cadastro do cliente, pesquisar direcionamentos jurídicos sobre o assunto, elaborar a petição inicial ou a contestação etc. Várias diligências ocorrem ao longo do tempo até que a ação transite em julgado, e o caso seja finalizado.

São inúmeras tarefas em um fluxo de trabalho e diversos profissionais. Com um gerenciador de processos judiciais, é possível organizar todos os caminhos e evitar falhas. Na verdade, o software jurídico é um aliado na gestão de tempo, o que evita atrasos e perdas de prazo.

Ao conferir organização ao negócio jurídico e automatizá-lo, a equipe também fica mais produtiva. O gestor saberá, em tempo real, tudo que está sendo feito. Os profissionais sabem suas responsabilidades e os prazos. Isso sem falar que, com os robôs de automação automatizando tarefas repetitivas, podem se dedicar às tarefas imprescindíveis.

#O gerenciador de processos judiciais aprimora a estratégia do negócio com indicadores

A importância dos indicadores na advocacia é enorme. Contribuição para o desempenho do trabalho, alinhamento das atividades profissionais e melhor controle financeiro são alguns benefícios em seu uso. Quando o gestor sabe analisar os indicadores, consegue subsídios para aprimorar sua estratégia de negócio.

O software jurídico já possui funcionalidades que organizam e aprimoram toda a atividade, como demonstramos. E os indicadores são algumas das ferramentas de alto valor estratégico que contribuem para isso. Medir a motivação e a produtividade de profissionais, analisar a performance de cada etapa das atividades jurídicas, tudo isso pode ser avaliado por meio dos indicadores.

A partir de sua análise, o gestor poderá tomar decisões se baseando em dados, e não em achismos.

#O software jurídico contribui para implementação de metodologias de planejamento e ação

As metodologias de planejamento e ação em uma empresa devem ser implementadas com critério. Canvas, Kanban e Espinha de peixe são muito conhecidas do ambiente corporativo e podem facilitar o controle de qualidade, analisar a viabilidade do empreendimento, organizar equipes e muitas outras finalidades.

Para cada fim, o gestor precisa de uma série de informações confiáveis. Há muitas demandas que devem ser concluídas pelo gestor na rotina. Com o auxílio de um software jurídico, os resultados das metodologias são mais impactantes.

Isso porque a ferramenta auxilia no planejamento estratégico, uma vez que possui dados valiosos para embasar decisões.

#A parametrização pode aprimorar sua gestão

Um gerenciador de processos judiciais pode se adequar a necessidades determinadas pelo gestor. É o que chamamos de Software Jurídico Parametrizável. A parametrização é a decisão e definição de parâmetros necessários para uma especificação relevante.

No caso do sistema para advogados, é a ferramenta adaptável para atender às demandas do escritório ou departamento jurídico. Em outras palavras, é possível definir parâmetros de processamento do sistema de forma que ele atenda à real necessidade do usuário.

Se o gestor conhece bem o escritório e dedica tempo para implementação do sistema, pode utilizar a parametrização a seu favor. Isso significa aproveitar alguns benefícios, como:

  • Maior controle e transparência, pois o software dá mais visibilidade ao gestor sobre o que acontece no escritório (por meio de relatórios personalizados, por exemplo);
  • Organização do negócio, pois permite a criação de campos e adição de formatos conforme a necessidade (como a gestão financeira, por exemplo);
  • Mais praticidade e produtividade, pois o fluxo de trabalho se adequa à realidade do escritório e é automatizado com o workflow.

Ter um bom gerenciador de processos judiciais pode aprimorar toda a gestão jurídica no departamento ou no escritório de advocacia. É uma possibilidade, claro, porque os gestores e demais usuários devem saber utilizar a ferramenta a seu favor. Os dados estão lá, mas devem ser analisados e embasar a tomada de decisões.

A propósito, como está a tomada de decisão em seu negócio jurídico?

Confira também

Anterior

Tecnologia

Conheça as melhores áreas do Direito para atuar no Brasil!

Atuar na advocacia brasileira é ter inúmeras possibilidades. É difícil pontuar quais são as melhores áreas do Direito atualmente, porque […]

Próximo

gerenciador-processos-judiciais

Gestão jurídica

O escritório conta como se planeja crescer

Economia de tempo, de deslocamento, planejamento antecipado de processos e qualidade de vida dos profissionais são alguns dos benefícios que […]