O que estava previsto para acontecer apenas em 2018 aconteceu antes. Desde 2016, o Brasil alcançou a marca de 1 milhão de advogados. Esses dados são do Cadastro Nacional de Profissionais, mantido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Em consequência disso, o Brasil é o mercado mais competitivo do mundo para a advocacia. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que o país possui mais cursos de Direito do que a soma de todos os outros países do mundo. Nesse cenário, surge o marketing jurídico como diferencial essencial para escritórios que buscam se destacar e atrair clientes de forma ética e estratégica.
E como se diferenciar?
Mais do que nunca, é importante o planejamento estratégico do negócio e um plano de comunicação off-line e digital para gerar e agregar valor à marca do escritório. Assim, utilizar o marketing jurídico como diferencial contribui para a reputação dos advogados em suas áreas de atuação.
Existem muitas estratégias de marketing jurídico como diferencial que podem ser utilizadas e são muito importantes para o desenvolvimento do escritório.
Estratégias de marketing jurídico como diferencial
As principais estratégias são:
- Plano de comunicação institucional;
- Aplicativos;
- Conteúdo para blogs e redes sociais;
- Newsletters, revistas;
- E-books;
- Eventos;
- Palestras;
- Relacionamento com cliente;
- Pesquisa de satisfação e outros.
Custa muito mais caro não fazer nada e ficar parado vendo o mercado se mexer e você depreciar. Invista proporcionalmente em marketing jurídico como diferencial e vá crescendo de maneira sustentável. Sugiro que cerca de 3% a 5% do seu faturamento retorne para retroalimentar a sua marca, que no final das contas é a galinha dos ovos. Pense nisso e comece a planejar já um escritório diferente!
Brasil já tem 1 milhão de advogados Conforme indica um levantamento recente da OAB, o número de advogados brasileiros atingiu a marca de 1 milhão. Isso equivale a um profissional do ramo para cada 209 habitantes, uma densidade maior que a do Reino Unido, onde há um advogado para cada 354 pessoas.
Sobre o autor
Com o objetivo de apresentar soluções estratégicas para um escritório de advocacia estar sempre à frente da concorrência, o sócio-diretor da In Company também fala sobre:
- como utilizar o marketing jurídico como diferencial;
- branding;
- site mobile;
- SEO;
- inbound marketing;
- entre outros conceitos que englobam o marketing jurídico.
Alexandre Teixeira é Sócio Diretor da In Company há 12 anos. Tem mais de 24 anos de experiência na área de marketing e comunicação trabalhando em diversos ramos da economia e também como professor de MBA e Pós-graduação na área. Atualmente na In Company, coordena equipes e diversos projetos na área de Marketing Jurídico em várias cidades do Brasil. Também profere palestras sobre o tema em diversos seminários e congressos com foco em marketing e gestão legal.