Já imaginou fazer a gestão jurídica sem tecnologia em plena 4ª Revolução Industrial? Queda de produtividade e organização é o mínimo que pode ocorrer. Atualmente, há tendências tecnológicas que moldam o futuro da advocacia, e o advogado precisa estar ciente do que isso significa. Em especial, deve procurar formas de se integrar a ela para ofertar um serviço mais qualificado ao cliente.
Veja no post a relação entre a tecnologia e o futuro da advocacia, e comece já a se preparar!
Aplicação da tecnologia e o futuro da advocacia
Quantos recursos digitais avançados você utiliza em seu escritório? O futuro da advocacia é baseado em um ambiente completamente digital, que inclui as maiores inovações para o setor. Não à toa, nos últimos dois anos, vimos um crescimento enorme de legaltechs. E as inovações não dizem respeito somente à gestão otimizada do negócio.
A ideia do software jurídico, do Big Data, da inteligência artificial, da jurimetria e de outros recursos é aprimorar a própria prática jurídica, auxiliando diretamente advogados e demais funcionários do escritório.
O blockchain na advocacia já é um bom exemplo de tecnologia disruptiva que vem ganhando espaço nos últimos tempos. Veja outras a seguir que contribuem para a gestão jurídica e para a prática da advocacia!
Gestão de dados com software jurídico e Big Data
O futuro da advocacia depende diretamente da capacidade dos gestores de lidar com o crescente volume de dados. O Big Data Jurídico reúne grandes bases de dados de processos judiciais, que robôs de automação alimentam continuamente. Esses robôs capturam informações automaticamente de diversas fontes e utilizam esses dados para subsidiar os serviços em diferentes áreas de um escritório.
Os processos judiciais fornecem informações valiosas que os gestores aproveitam em benchmarks setoriais e em Due Diligence Jurídicas, entre outros usos. Para sistematizar todas essas informações em um único local, os escritórios adotam softwares jurídicos com funcionalidades robustas, capazes de gerenciar volumes massivos de dados. Um exemplo notável é o CPJ-3C, que oferece as ferramentas necessárias para suportar e organizar essas informações de maneira eficiente.
Inteligência artificial e jurimetria
Um advogado que consegue entender as reais necessidades dos clientes, prever comportamentos, identificar padrões e tendências, tem tudo em suas mãos para oferecer o melhor serviço.
Conforme mencionamos em outra oportunidade, quando dedicamos um texto exclusivamente a essa tecnologia, “jurimetria é a metodologia de estudo utilizada para compreender processos e fatos jurídicos a partir de modelos estatísticos […]. Além disso, ela descreve interesses concretos de agentes jurídicos, os conflitos e as soluções oferecidas pelos magistrados. De forma mais simples, a jurimetria é capaz de identificar os padrões decisórios na Justiça, as mudanças de paradigmas e os novos posicionamentos de magistrados.”
Por outro lado, a inteligência artificial é uma tecnologia mais comum, que está disponível no mercado há mais tempo. Sem dúvida, a IA também faz parte do futuro da advocacia, especialmente porque integra o desenvolvimento de muitas tecnologias disruptivas que podem ser aplicadas nos escritórios e nos departamentos jurídicos.
Um computador que aprende a pensar como um humano a partir das ações nele executadas, e que evolui continuamente com o passar do tempo, é inegavelmente muito útil em qualquer negócio. Assim, não é surpresa que a IA esteja se tornando indispensável no meio jurídico.
Inteligência Artificial ara a gestão de escritórios de advocacia
- Mineração de dados (data mining): extração de dados a partir da leitura automática de documentos.
- Smart contracts: contrato com cláusulas auto executáveis, que são acionadas quando as condições pré-determinadas acontecem;
- Robôs de automação: capturam e cadastram dados automaticamente a partir de sites de tribunais, diários oficiais e outros. Costumam estar inseridos nos softwares jurídicos;
- Chatbot: robô de comunicação automatizada eficiente para aprimorar o relacionamento com o cliente;
- Revisão contratual: algumas plataformas, como a LawGeek, são capazes de revisar contratos em menos de 1 hora.
- Machine learning: “Aprendizado da máquina” é uma solução que utiliza algoritmos ao coletar dados afim de determinar ou prever algo. No escritório, faz a função de em software de pesquisa, reunindo, identificando e abstraindo argumentos, conceitos e leis para utilizar em petições, e analisando documentos.
Benefícios da tecnologia no mercado jurídico
Diante das incontáveis ferramentas que podem ser utilizadas no mercado jurídico, é possível perceber que o futuro da advocacia será altamente tecnológico. Dessa forma, os maiores benefícios de ter um Direito 4.0 é a produtividade e a organização da gestão.
Se a inteligência artificial, por meio de seus robôs de automação, consegue realizar toda a atividade burocrática do escritório, os advogados focam nas atividades estratégicas, como o atendimento ao cliente, onde são realmente indispensáveis. Por fim, a economia de tempo e a agilidade que a tecnologia proporciona torna os profissionais mais produtivos.
Além disso, dispositivos móveis, aplicativos e softwares de gestão andam lado a lado dessas tecnologias disruptivas, otimizando a oferta de serviços e automatizando a gestão.
A tecnologia não coloca em risco o futuro da advocacia. Ela é, na verdade, uma forma de elevar o nível do serviço. Para tanto, os profissionais, ao invés de temerem a perda de seus postos de trabalho, devem se integrar às inovações para proporcionar aos clientes o melhor serviço possível. É um grande passo para se destacar da concorrência.