O software para departamento jurídico é uma ferramenta tecnológica adotada ao redor do mundo. Nos últimos anos, com a transformação digital invadindo também o Direito, os gestores da área jurídica conseguiram perceber os benefícios da aplicação da tecnologia. Há, porém, aqueles resistentes à adoção dessa facilidade. Esses passam por dificuldades simples, como controle de processos e rotinas, o que poderia ser evitado com a tecnologia.
Entenda como um software para departamento jurídico pode ajudar a melhorar a performance.
Dificuldades pela não utilização de software para departamento jurídico
A falta de tecnologia afeta o desempenho de qualquer negócio. Os gestores enfrentam muitas dificuldades por não utilizar um software para departamento jurídico, tais como:
- Baixa produtividade e muita burocracia: sem um software jurídico, os profissionais recebem atribuições burocráticas, como cadastro de processos ou elaboração de peças semelhantes, enquanto deveriam executar funções mais primordiais para o negócio;
- Gestão de tempo prejudicada: a alta burocracia e a baixa produtividade prejudicam a gestão de tempo, o que acarreta a diferentes problemas, tanto profissionalmente como na vida pessoal;
- Baixa segurança da informação: sem uma solução tecnológica segura, como o software jurídico, a gestão de dados e documentos fica prejudicada e corre riscos;
- Desorganização: o gestor tem dificuldades de ter o controle dos processos internos sem o auxílio de uma ferramenta que lida com todos os aspectos do departamento jurídico;
- Menor vantagem competitiva: um departamento jurídico pouco produtivo prejudica a vantagem competitiva do negócio.
Os benefícios do software para departamento jurídico na rotina empresarial
A estruturação da rotina do departamento jurídico é uma tarefa minuciosa. Além de traçar o planejamento e as estratégias, é preciso delegar tarefas, realizar o atendimento ao cliente (que é a própria empresa), controlar processos e prazos. Com um software para departamento jurídico, tudo isso se torna mais fácil, pois a ferramenta é um grande organizador de rotinas.
Ao automatizar uma série de ações, o software libera os profissionais para se preocuparem com os pontos essenciais do negócio. Veja alguns benefícios que ele traz para a rotina do departamento jurídico.
Aumento da produtividade da equipe
Colaboração. Essa é uma das vantagens que um software para departamento jurídico oferece e que interfere na produtividade da equipe. Para se ter um bom controle de processos no departamento, cada um deve saber quais suas atribuições em cada etapa.
Com a ferramenta, o gestor pode acompanhar o andamento de cada tarefa e as etapas que ainda virão para concluir cada projeto. Se ele identificar sobrecarga em algum profissional, pode readequar a demanda. Um fluxo de trabalho eficiente é a chave para a produtividade das equipes, sendo um dos pontos principais na gestão de pessoas.
Workflow facilitado
Processos de trabalho bem definidos facilitam a gestão de qualquer negócio, certo? O workflow é um conjunto de regras voltado para automatizar processos e potencializar a gestão. Por meio de ferramentas tecnológicas, as informações e as ações envolvidas nos processos evoluem e contribuem para o resultado final de forma organizada, obedecendo às regras postas. Em suma, o workflow minimiza riscos, problemas e ineficiências na gestão dos processos de trabalho.
Para que ele seja capaz de resolver os problemas sem percalços, o software para departamento jurídico é um ferramenta indispensável. Principalmente porque ele combate a perda de tempo e a desorganização dos processos internos e dos responsáveis por eles. Com a equipe e as atividades organizadas, é possível ter um fluxo de tarefas eficiente.
Análise de indicadores precisa
O papel que os indicadores têm em um negócio é crucial para seu sucesso. Ele contribui para melhorar o desempenho do trabalho, alinhar as atividades da equipe, conquistar resultados expressivos, garantir a produtividade e o controle financeiro. Entretanto, não basta apenas adotá-los. É preciso saber analisá-los para que dêem subsídios ao gestor para aprimorar e planejar o as atividades do departamento.
O software para departamento jurídico é uma ferramenta que auxilia na análise dos indicadores, propiciando uma avaliação precisa dos dados armazenados. A partir disso, o gestor poderá adequar as estratégias traçadas no plano de negócios conforme a necessidade, melhorar a atividade jurídica e os
serviços prestados. Em suma, aumentará a lucratividade e a performance de seu setor, tendo impactos positivos em toda a empresa.
Contribuição para as metodologias de planejamento e ação
Espinha de peixe, ICE Score, Canvas, Técnica Pomodoro ou Kanban. Essas metodologias, amplamente conhecidas no ambiente corporativo, atendem a diversos fins. Elas facilitam o controle de qualidade ao identificar problemas do negócio e apontar as melhores ações, além de ajudar a gerenciar o tempo, organizar equipes, estabelecer prioridades e muito mais.
No contexto de um departamento jurídico, essas metodologias abrangem várias demandas do gestor. Felizmente, quando conciliadas com um software jurídico, seus resultados tornam-se ainda mais expressivos. O software não apenas auxilia no planejamento estratégico, ao armazenar informações valiosas, como também estrutura as práticas indispensáveis para implementar essas metodologias com eficácia.
O impacto disso é claro: maior produtividade da equipe, gestão mais eficiente e resultados significativamente melhores para o negócio.
Ter um software para departamentos jurídicos é, portanto, um grande diferencial para o gestor. Ele organiza a rotina, oferece controle eficiente dos processos internos e disponibiliza relatórios personalizados, ferramentas de Business Intelligence e extração de dados. Com esses recursos, a alta gestão pode tomar decisões mais embasadas, transformando o departamento jurídico em um verdadeiro parceiro estratégico do negócio.
Quer encontrar o software ideal para o seu departamento jurídico? Conheça o CPJ-3C!